NOTAS SOBRE MAGIA E TÉCNICA, ARTE E POLÍTICA NA PERSPECTIVA DO ENSAIO A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-1245-0434
  • Thiago Alves de Souza Universidade Federal do Acre
  • Kellen Cristine Moreno de Andrade Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Reprodutibilidade técnica, arte e política, magia e técnica, Walter Benjamin.

Resumo

Este trabalho se propõe tratar do declínio da aura e da autenticidade da obra de arte, relativizados a partir da exposição sistemática operada pelos avanços técnicos, nos diversos campos da existência humana.  As reflexões de Walter Benjamin presentes do ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica sustentam que a reprodutibilidade técnica é instrumento pelo qual se desintegra a aura das obras de arte, na medida em que destrói a unicidade, singularidade e autenticidade dos objetos. Com esse valor alterado, as obras de arte passam a cumprir o valor de exposição para as massas, embora agora sem sua condição intrínseca de ser uma obra artística. A recepção dos objetos culturais destituídos da aura, estimulada por uma exibilidade extenuante, chega às massas como produtos descartáveis, pelos quais não se desenvolve afeto, nem culto, nem ritual que os consagre duradouros. Essa metamorfose do modo de exposição é transposta também para a esfera política, onde as personagens são expostas diante do aparelho, sendo ouvidas e vistas por um número ilimitado de indivíduos. Dessa exposição emerge a vitória na esfera política. O artigo percorre, com Walter Benjamim, a trajetória histórica dos processos de reprodução das obras de arte, relacionando o momento atual da produção artística com a fragmentação da realidade, cujas partes, captadas pelas câmaras e aparelhos de gravação, produz visibilidade e existência, deixando outros tantos sem ser notados. É como se a realidade só existisse a partir da exposição mecânica. O método hermenêutico foi o caminho percorrido para a construção deste trabalho.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela FFLCH-USP. Doutor em Filosofia pela UGF-RJ. Professor Associado na Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Líder do Grupo de Estudos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação – GESHFE-CNPq-Ufac. E-mail: cleidson.ufac@gmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-1245-0434.

Thiago Alves de Souza, Universidade Federal do Acre

Acadêmico de Letras Português no Campus Floresta da Ufac.

Kellen Cristine Moreno de Andrade, Universidade Federal do Acre

Mestra em Letras: Linguagem e Identidade; Licenciada em Letras Português pela Ufac. Servidora da Universidade Federal do Acre

Referências

ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores).

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas - Vol. I - Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

JAY, Martin. A imaginação dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

WIGGERSHAUS. A Escola de Frankfurt. - História, Desenvolvimento Teórico, Significação Política. Rio de Janeiro: Difel, 2002

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

de Jesus Rocha, C. ., Alves de Souza, T. ., & Cristine Moreno de Andrade, K. (2025). NOTAS SOBRE MAGIA E TÉCNICA, ARTE E POLÍTICA NA PERSPECTIVA DO ENSAIO A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA DE WALTER BENJAMIN. Anthesis, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/8392

Edição

Seção

Artigos