BIOTECNOLOGIA: IMPLICAÇÕES DA TÉCNICA GENÉTICA NA LIBERDADE HUMANA À LUZ DE JÜRGEN HABERMAS

Tiago Xavier

Resumo


Por conta do progresso científico que ao longo dos anos vem atingindo grandes feitos e se destacando expressivamente, este trabalho pretende mostrar a indagação crítica do filósofo alemão Jürgen Habermas e seus argumentos que se contrapõem à instrumentalização da vida por parte da biotecnologia, mais precisamente da técnica genética, uma vez que genes podem ser tecnologicamente escolhidos antes da entrada no próprio universo social, sendo isto ameaça para o alicerce da vida social, a igualdade. Por conta disso, o filósofo trará a discussão para a esfera pública, possibilitando a reflexão de uma possível regulamentação frente à técnica genética e suas pretensões para com o ser humano.


Palavras-chave


Biotecnologia. Genética. Liberdade. Natureza-humana.

Texto completo:

PDF

Referências


ESCOBAR, Herton. Jornal da ciência. Recife - PE (2004). Disponível em: . Acesso em: 19 de dez. 2017.

EBC AGÊNCIA BRASIL. Cientistas chineses anunciam criação de embriões humanos imunes ao HIV. Disponível em: . Acesso em: 09 de jan. 2018.

FELDHAUS, C. O futuro da natureza humana de Jürgen Habermas: um comentário. Revista ethic@. Vol. 4, nº. 4, p. 309-319, ano 2005.

GIZMODO. Tudo o que você precisa saber sobre a CRISPR, nova ferramenta de edição de DNA. Disponível em: . Acesso em: 04 de mar. 2018.

HABERMAS, J. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal?. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HYPESCIENCE. Cientistas descobrem novos genes para longevidade. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio. 2018.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Valério Rohden e Udo Moosburguer. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção os Pensadores, Kant I).

LIMA, Aluísio Ferreira de. Resenha: Habermas, J. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? Revista de Psicologia. Vol. XI, nº. 16, p. 275-281, ano 2007.

MIT TECHNOLOGY REVIEW. Construindo o bebê perfeito. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2017.

NAHRA, Cinara Maria Leite. A revolução na ética e na metafísica causada pela neurociência, biotecnologia e pelo desenvolvimento tecnológico em geral. v. 2, Dossiê Naturalismo – UFPE, 2015.

NATURE CELL BIOLOGY. Development early human embryonic in vitro. Disponível em: < https://www.nature.com/ncb/volumes/18/issues/6>. Acesso em: 04 de ago. 2017.

GAUCHAZH. Descoberta de cientistas suíços traz avanços para compreender a longevidade. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

  Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

REVISTA ANTHESIS - ISSN: 2317-0824 - Publicação Semestral do Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre.


Universidade Federal do Acre - Campus Universitário de Cruzeiro do Sul 
Centro de Educação e Letras
Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba Formoso – Cruzeiro do Sul – AC. CEP: 69980-000
Contato: cel.ufac@gmail.com