NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS ESPACIALIDADES POÉTICAS EM “AS MARGENS DA ALEGRIA” E “OS CIMOS”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Márcia Maria Soares de Souza Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este presente artigo busca relatar o modo como João Guimarães Rosa trabalha o ambiente em que o homem vive, depende dele para existir e também coexistir. Para isso, valemo-nos de dois contos deste autor: “As margens da alegria” e “Os Cimos”, ambos os textos da coletânea “Primeiras estórias”. O menino, que faz parte dos dois contos, descobre que para uns serem felizes outros têm que ser extinguidos ou mudar de ambiente. O conto “As margens da alegria” revela-nos as observações do menino em meio a um ambiente em transformação exterior e interior. No conto “Os cimos”, Guimarães Rosa retoma o menino já aparentemente crescido e em um encontro com a natureza. Este trabalho tem cunho qualitativo e trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de leituras realizadas. Temos como objetivo entender a construção dos contos acima citados a partir de suas paisagens poéticas. Observamos que Guimarães Rosa cria para si um “mecanismo espacial poético” próprio e que enriquece sobremaneira toda sua obra.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Márcia Maria Soares de Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Letras – Português pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura – PPGL/UFT.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos