O ensino de literatura em tempos de (des)humanização

Autores

  • João Carlos de Souza Ribeiro Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Humanização. Desumanização. Ciberização. Subjetividades.

Resumo

O presente artigo visa promover uma reflexão crítica a partir das considerações basilares de Antonio Candido acerca do poder humanizador da literatura, expostas em seu texto modelar intitulado O direito à literatura, que integra a obra Vários Escritos (2017). Em tempos de ciberização da realidade circundante, que tende a relativizar o modus operandi da leitura, estabelecendo novos parâmetros de compreensão, a literatura, quer seja vista como objeto artístico, quer seja vista como objeto disciplinar nas escolas, por meio da transmissão de seu saber, tem sido emparedada pelo transcurso de desumanização das subjetividades envolvidas no processo ensino-aprendizagem e que, formadoras de bolhas informacionais, não a reconhecem como fonte de autodesvelamento do ser.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

de Souza Ribeiro, J. C. (2024). O ensino de literatura em tempos de (des)humanização. Anthesis, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7758

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