O ENSINO DE LITERATURA

MUROS ERGUIDOS, PONTES PARTIDAS

Autores

  • João Carlos de Souza Ribeiro

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal apontar as condicionantes de ordem ideológica, filosófica, metodológica, dentre outras, que tornaram os estudos de literatura, no âmbito da instituição escolar, uma realidade distante e apartada dos alunos no transcurso da Neodecadência. Desse modo, a crise que tem acometido a literatura, impedindo a formação de leitores proficientes na escola, advém do fato de o ensino da disciplina homônima ter assumido, ao longo de várias gerações, o caráter essencialmente histórico e desprovido de qualquer criticismo, prestando, por conseguinte, um desserviço à construção identitária de sujeitos no processo ensino e aprendizagem.

 

Biografia do Autor

João Carlos de Souza Ribeiro

Pós - Doutor em Poética pela UFRJ, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras – UFAC, atuando no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, com foco na área de Literatura e Ensino

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

de Souza Ribeiro, J. C. (2019). O ENSINO DE LITERATURA : MUROS ERGUIDOS, PONTES PARTIDAS. Anthesis, 7(13), 33–57. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/2817

Edição

Seção

Artigos