CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DO CINEMA EM SALA DE AULA
Resumo
O foco deste artigo é o uso do cinema enquanto “reflexo” de uma sociedade e encarado enquanto produto cultural brasileiro. Busca-se refletir sobre como o cinema pode funcionar em sala de aula do Ensino Médio enquanto gerador de informações sociais, históricas e culturais de uma época não vivida pelos estudantes. Os objetos de análise deste escrito serão os filmesTerra em transe, Macunaima e Bye bye Brasil, já que estes filmes se relacionam diretamente ao movimento Tropicalista, algo que os estudantes do Ensino Médio atual não chegaram a vivenciar. Encarando o cinema enquanto produto da cultura de um país, os estudantes poderão melhor compreender quais os elementos que nos marcam enquanto brasileiros e como o cinema brasileiro pode ajudar no entendimento da formação da identidade cultural de seu próprio país.
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.
CHARBONNIER, Georges. Arte, linguagem, etnologia: entrevistas com Claude Lévi-Strauss. Campinas, SP: Papirus, 1989.
JOHNSON, Randal. Brazilian narrative. IN KING, John (ed). The Cambridge Companion to Modern Latin American Cultures. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, pág. 119-135.
LIMA NETO, Antônio. As Intersecções entre Cinema e História no filme Terra em Transe. IN: Revista Thema. 09 (02), 2012, ISSN: 2177-2894, pág. 1-15.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
ROCHA, José Manuel de Sacadura. Antropologia jurídica. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2010.
RODRIGUES, Walace. Música e ditadura: a canção “Tropicália” de Caetano Veloso e seu momento histórico. IN: Cultura Crítica. 50 anos de golpe de 64, resistência artística, ditadura miltar. Revista cultural da Apropuc-sp, nº 16, 2014a, ISSN: 1981-0911, pág. 75-85.
_____. Tropicalismo e cinema na construção de uma identidade cultural nacional. IN: Cadernos de Pesquisa. UFMA, São Luís, v. 21, nº. 2, mai./ago. 2014B, ISSN: 2178-2229,pág. 1-9.
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.
STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an intruduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2005.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou Por favor, professor, uma década de cada vez. José Miguel Wisnik. IN BAHIANA, Ana Maria; WISNIK, José Miguel; AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Europa Editora, 1979, pág. 7-23.
YUNES, Eliana. Leitura pelo olhar do cinema. São Paulo: Editora Reflexão, 2013.