CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DO CINEMA EM SALA DE AULA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cristiano Alves Barros Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Resumo

O foco deste artigo é o uso do cinema enquanto “reflexo” de uma sociedade e encarado enquanto produto cultural brasileiro. Busca-se refletir sobre como o cinema pode funcionar em sala de aula do Ensino Médio enquanto gerador de informações sociais, históricas e culturais de uma época não vivida pelos estudantes. Os objetos de análise deste escrito serão os filmesTerra em transe, Macunaima e Bye bye Brasil, já que estes filmes se relacionam diretamente ao movimento Tropicalista, algo que os estudantes do Ensino Médio atual não chegaram a vivenciar. Encarando o cinema enquanto produto da cultura de um país, os estudantes poderão melhor compreender quais os elementos que nos marcam enquanto brasileiros e como o cinema brasileiro pode ajudar no entendimento da formação da identidade cultural de seu próprio país.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Cristiano Alves Barros, Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Licenciado em Letras-Português pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Referências

AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.

CHARBONNIER, Georges. Arte, linguagem, etnologia: entrevistas com Claude Lévi-Strauss. Campinas, SP: Papirus, 1989.

JOHNSON, Randal. Brazilian narrative. IN KING, John (ed). The Cambridge Companion to Modern Latin American Cultures. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, pág. 119-135.

LIMA NETO, Antônio. As Intersecções entre Cinema e História no filme Terra em Transe. IN: Revista Thema. 09 (02), 2012, ISSN: 2177-2894, pág. 1-15.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

ROCHA, José Manuel de Sacadura. Antropologia jurídica. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2010.

RODRIGUES, Walace. Música e ditadura: a canção “Tropicália” de Caetano Veloso e seu momento histórico. IN: Cultura Crítica. 50 anos de golpe de 64, resistência artística, ditadura miltar. Revista cultural da Apropuc-sp, nº 16, 2014a, ISSN: 1981-0911, pág. 75-85.

_____. Tropicalismo e cinema na construção de uma identidade cultural nacional. IN: Cadernos de Pesquisa. UFMA, São Luís, v. 21, nº. 2, mai./ago. 2014B, ISSN: 2178-2229,pág. 1-9.

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.

STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an intruduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2005.

WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou Por favor, professor, uma década de cada vez. José Miguel Wisnik. IN BAHIANA, Ana Maria; WISNIK, José Miguel; AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Europa Editora, 1979, pág. 7-23.

YUNES, Eliana. Leitura pelo olhar do cinema. São Paulo: Editora Reflexão, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Rodrigues, W., & Alves Barros, C. (2017). CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DO CINEMA EM SALA DE AULA. Anthesis, 5(9), 138–152. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/719

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>