FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL (DCNs, PNE E O PIBID
Palavras-chave:
Formação Inicial, DCNs, PNE, PIBIDResumo
RESUMO: análise da formação inicial do professor na atualidade brasileira através de reflexões sobre as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre a formação do professor e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A fim de demonstrar o impacto deste na formação inicial docente, apresentam-se parte de publicações encontradas entre 2012-2017 relatando a participação dos estudantes universitários no PIBID. Como conclusão, vê-se a necessidade das Universidades realizarem intercâmbios científicos das experiências resultantes dos projetos institucionais concluídos ou em andamento, visando o avanço da formação continuada em nível de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, buscando possibilidades efetivas de superação dos desafios educacionais enfrentados no interior das escolas integradas ao Sistema Nacional de Educação.
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