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Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-14
Enviado
junho 30, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte inicial da pesquisa nacional selecionada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados: Universal 2021 denominada “Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teóricas científicas e prático-Organizacionais, diz respeito a aspectos referentes a reformulação dos cursos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul, em atendimento a Resolução 02/2019 do CNE e os dilemas sobre suas finalidades formativas. A metodologia para a coleta de dados iniciou no site do e-MEC, com informações gerais sobre as universidades, análises dos PPCs, construindo tabelas com dados específicos, como: organização curricular, carga horária, componentes curriculares, concepção filosófica de pedagogia. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) aplicado entre 22 de maio de 2023 a 5 de junho de 2023, via Google Formulários. Diz respeito a apreciação de 7 coordenadores das universidades públicas estadual e federal do estado de Mato Grosso do Sul-Brasil que oferecem o curso de licenciatura em Pedagogia. Selecionamos afirmações com ênfase nas questões pertinentes ao problema de pesquisa: o processo de reformulação do curso de pedagogia proposta pela Resolução 02/2019 do CNE. Como resultado preliminar, percebeu-se que consequentemente a indefinição e equívocos presentes na concepção de Pedagogia na Resolução 02/2019 do CNE em nada contribui para que futuros professores tenham sucesso na escola. O que temos como resultado é o reverberar nas salas de aula de professores que fazem belos discursos alienados enquanto as ações continuam as mesmas, emboloradas e engessadas.

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