OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-14

Palabras clave:

Formação de professores, Currículo, Políticas Públicas, Pedagogia

Resumen

Este trabalho apresenta um recorte inicial da pesquisa nacional selecionada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados: Universal 2021 denominada “Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teóricas científicas e prático-Organizacionais, diz respeito a aspectos referentes a reformulação dos cursos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul, em atendimento a Resolução 02/2019 do CNE e os dilemas sobre suas finalidades formativas. A metodologia para a coleta de dados iniciou no site do e-MEC, com informações gerais sobre as universidades, análises dos PPCs, construindo tabelas com dados específicos, como: organização curricular, carga horária, componentes curriculares, concepção filosófica de pedagogia. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) aplicado entre 22 de maio de 2023 a 5 de junho de 2023, via Google Formulários. Diz respeito a apreciação de 7 coordenadores das universidades públicas estadual e federal do estado de Mato Grosso do Sul-Brasil que oferecem o curso de licenciatura em Pedagogia. Selecionamos afirmações com ênfase nas questões pertinentes ao problema de pesquisa: o processo de reformulação do curso de pedagogia proposta pela Resolução 02/2019 do CNE. Como resultado preliminar, percebeu-se que consequentemente a indefinição e equívocos presentes na concepção de Pedagogia na Resolução 02/2019 do CNE em nada contribui para que futuros professores tenham sucesso na escola. O que temos como resultado é o reverberar nas salas de aula de professores que fazem belos discursos alienados enquanto as ações continuam as mesmas, emboloradas e engessadas.

Biografía del autor/a

Rosana Carla Gonçalves Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado em Educação área de concentração Psicologia da Educação, supervisor Feliciano Henriques Veja, Universidade de Lisboa- Instituto de Educação 2015/2016. Doutorado em Comunicação e Semiótica, orientadora Helena Tânia Katz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2003). Mestrado em Educação, área de concentração formação de professores, Universidade Católica Dom Bosco UCDB (1999). Pedagogia (Licenciatura Plena) com habilitação em Administração Escolar, Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: magistério - formação de professores, Universidade Católica Dom Bosco UCDB (1988). Professora Titular da Faculdade de Educação-FAED da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS( 2002/2023) atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação PPGEdu-FAED-UFMS como docente pesquisadora, orientadora ( 2007 a 2020) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente ( 2016 a 2019. Tem experiência na área de formação de professores, didática educação infantil, educação especial na perspectiva da inclusão, ludicidade e arte na educação, prática docente, políticas públicas. Foi Diretora do Campus de Coxim (CPCX) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período de 2006 a 2009. Coordenou a Especialização em Educação Infantil no campus de Coxim CEEI/UFMS/MEC e o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil CEEI/UFMS/MEC em Campo Grande -MS. Coordenadora do Projeto de Extensão Unika Dança UFMS - Escola de Formação de Bailarinos e Cia de Dança, atuando como diretora, coreógrafa e professora desde 2005, promovendo inclusão pela dança. Professora de ballet clássico, jazz, dança contemporânea, coreógrafa premiada e produtora cultural, faz parte do livro Vozes da Dança, produzido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul-Brasil.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

DE SOUZA , . M. N. G. G. .; GOMES, . R. C. G.; ANDRADE, . L. C. de. OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 262–279, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6835. Acesso em: 17 jul. 2024.