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Dossiê Temático

Vol. 8 Núm. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A:: concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-1
Enviado
July 1, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumen

Este texto, escrito sob a forma de ensaio, versa sobre as percepções e representações em torno da profissão de pedagogo/a, pondo em tela dilemas e perspectivas que atravessam o debate sobre o estatuto profissional dos/as pedagogos/as. Dando destaque especial às peculiares formas de inserção e trabalho do/a pedagogo/a em espaços não-escolares, problematizamos, a partir das categorias trabalho e profissão, a construção da identidade profissional e a importância da criação de dispositivos, como a regulamentação da profissão, para conceder maior reconhecimento, autonomia e legitimidade às práticas desenvolvidas pelos/as nesses e outros espaços onde se realiza o trabalho educacional. Finalizamos o texto enfatizando pontos que, em nosso entendimento, parecem mais relevantes para discussão teórica e política acerca do fortalecimento do estatuto profissional dos/as pedagogos/as.

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