IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A:

concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-1

Keywords:

pedagogia, identidade profissional, profissionalização, trabalho pedagógico

Abstract

Este texto, escrito sob a forma de ensaio, versa sobre as percepções e representações em torno da profissão de pedagogo/a, pondo em tela dilemas e perspectivas que atravessam o debate sobre o estatuto profissional dos/as pedagogos/as. Dando destaque especial às peculiares formas de inserção e trabalho do/a pedagogo/a em espaços não-escolares, problematizamos, a partir das categorias trabalho e profissão, a construção da identidade profissional e a importância da criação de dispositivos, como a regulamentação da profissão, para conceder maior reconhecimento, autonomia e legitimidade às práticas desenvolvidas pelos/as nesses e outros espaços onde se realiza o trabalho educacional. Finalizamos o texto enfatizando pontos que, em nosso entendimento, parecem mais relevantes para discussão teórica e política acerca do fortalecimento do estatuto profissional dos/as pedagogos/as.

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Published

2024-04-30

How to Cite

PINTO MAGALHÃES, J. E. IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A:: concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 4–28, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-1. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6839. Acesso em: 30 jun. 2024.