Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A:: concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-1
Submitted
July 1, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

Este texto, escrito sob a forma de ensaio, versa sobre as percepções e representações em torno da profissão de pedagogo/a, pondo em tela dilemas e perspectivas que atravessam o debate sobre o estatuto profissional dos/as pedagogos/as. Dando destaque especial às peculiares formas de inserção e trabalho do/a pedagogo/a em espaços não-escolares, problematizamos, a partir das categorias trabalho e profissão, a construção da identidade profissional e a importância da criação de dispositivos, como a regulamentação da profissão, para conceder maior reconhecimento, autonomia e legitimidade às práticas desenvolvidas pelos/as nesses e outros espaços onde se realiza o trabalho educacional. Finalizamos o texto enfatizando pontos que, em nosso entendimento, parecem mais relevantes para discussão teórica e política acerca do fortalecimento do estatuto profissional dos/as pedagogos/as.

References

  1. BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1977.
  2. CARNEIRO, Moaci A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. atual. e ampl. Petrópolis: RJ, 2012.
  3. CONTRERAS, José D. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
  4. DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Papirus Editora, 1997.
  5. DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista.[trad.]. Nivaldo Montingelli Jr. SP: Pioneira, 1993.
  6. DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, ago. 2012.
  7. DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes. 2005.
  8. DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  9. FORMOSINHO, João. Dilemas e tensões da atuação da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. (Cadernos de Pedagogia Universitária 8).
  10. FRANCO, Maria Amélia S.; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, 2007.
  11. FREIDSON, Eliot . Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.11, n. 31, p. 141-55, 1996.
  12. FREIDSON, Eliot. “A teoria das profissões: situação do setor”. In: FREIDSON, E. O renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: Edusp, 1998, p. 47-63.
  13. FRIZZO, Giovanni F. E.t; RIBAS, João F. M.; FERREIRA, Liliana S. A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação. Santa Maria, p. 553-564, 2013.
  14. HUGHES, Everett . C. Men and their work. Londres: The Free Press of Glencoe-Collier Macmillan, 1958.
  15. IAMAMOTO, Marilda.; CARVALHO, Raul. Relações sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez/Celats, 1983.
  16. LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
  17. MAGALHÃES, Jonas E. P. ; SOUZA, Renata; RAMOS, Moacyr; ARAUJO, Ana Letícia (Org.). Pedagogos em cena: espaços de atuação e experiências profissionais. Jundiaí: Paco, 2019.
  18. MAGALHÃES, Jonas E. P. Os professores e a alfabetização: saberes docentes no entrecruzamento de experiências, práticas e teorias. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) –Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
  19. PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos. Da Confederação de Professores do Brasil (CPB) à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): história da organização político-sindical dos trabalhadores em educação brasileiros (1983 a 1991). Dissertação (Mestrado) - Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2019.
  20. SANSEVERINO, Adriana M. Plano de ação para o Técnico em Assuntos Educacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão) –Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2015.
  21. SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: EPSJV Fiocruz, 1989.
  22. SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em aberto, v. 3, n. 22, 1984.
  23. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007.
  24. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Autores Associados, 1997.
  25. SILVA, Sílvia H. F. Pedagogos que atuam como técnicos em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro: caminhos e encruzilhadas dos processos identitários. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2014.
  26. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.