<b>PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS EM UMA ESCOLA DA ZONA PERIFÉRICA DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE

Autores

  • Tiago Lucena Silva Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta http://orcid.org/0000-0002-1304-530X
  • Rafaela Estefani Oliveira Pinho Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta
  • Clivia Maia Melo Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta
  • Matheus Nascimento Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta
  • Lucas Lucena Silva Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta
  • Victor Silva Vasconcelos Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta
  • Isaac Ibernon Lopes-Filho Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA)
  • Adeane de Souza Silva

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Consumo Sustentável, Bichos de Casco, Etnozoologia

Resumo

A educação ambiental contribui para a formação de crianças, jovens e adultos. As comunidades tradicionais mantêm estreita relação com a natureza em função da necessidade de obterem alimento a partir dela. Os quelônios são utilizados como fonte alimentar alternativas, aumentando o declínio populacional das espécies. Este trabalho objetivou a socialização e sensibilização dos alunos para a conservação ambiental. Sobre o consumo desses animais 69% dos entrevistados consomem quelônios. O convívio social dos alunos não tem relação direta com o consumo, pois 52% dos entrevistados fazem uso desses animais associados ao sabor de sua carne, 38% classificam está prática como cultural, quanto ao consumo por necessidade 9% dos entrevistados relatam consumir quelônios devido a escassez de outros alimentos. Nessas áreas onde o consumo é intenso, atividades como exposição e conversas cooperam para a conservação das espécies, propiciando a reformulação das relações entre homem-natureza.

Biografia do Autor

Tiago Lucena Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta

Docente da Universidade Federal do Acre (UFAC), Campus Floresta, Cruzeiro do Sul. Doutor em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (Conceito 6), área de concentração em Biologia Estrutural, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP/IBILCE. Coordenador do Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, onde desenvolve projetos com inventariamento da biodiversidade animal no extremo ocidente Amazônico. Atua nas áreas de inventariamento de herpetofauna, reprodução e manejo de animais silvestres, morfologia e morfometria de grupos recentes, anatomia e fisiologia animal, biologia celular, genética, hematologia e ecotoxicologia.

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

SILVA, T. L.; PINHO, R. E. O.; MELO, C. M.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, L. L.; VASCONCELOS, V. S.; LOPES-FILHO, I. I.; SILVA, A. de S. &lt;b&gt;PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS EM UMA ESCOLA DA ZONA PERIFÉRICA DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 304–313, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1849. Acesso em: 18 abr. 2024.