<b>PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS EM UMA ESCOLA DA ZONA PERIFÉRICA DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE
Keywords:
Educação Ambiental, Consumo Sustentável, Bichos de Casco, EtnozoologiaAbstract
A educação ambiental contribui para a formação de crianças, jovens e adultos. As comunidades tradicionais mantêm estreita relação com a natureza em função da necessidade de obterem alimento a partir dela. Os quelônios são utilizados como fonte alimentar alternativas, aumentando o declínio populacional das espécies. Este trabalho objetivou a socialização e sensibilização dos alunos para a conservação ambiental. Sobre o consumo desses animais 69% dos entrevistados consomem quelônios. O convívio social dos alunos não tem relação direta com o consumo, pois 52% dos entrevistados fazem uso desses animais associados ao sabor de sua carne, 38% classificam está prática como cultural, quanto ao consumo por necessidade 9% dos entrevistados relatam consumir quelônios devido a escassez de outros alimentos. Nessas áreas onde o consumo é intenso, atividades como exposição e conversas cooperam para a conservação das espécies, propiciando a reformulação das relações entre homem-natureza.
References
ALMEIDA, A. S. V. A Inclusão da Educação Ambiental nas escolas públicas do Estado de Goiás. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiania, 2011.
BREDA, T. V.; PICANÇO, J.L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: II Simpósio sobre Educação Ambiental e transdisciplinaridade, - Goiânia, maio de 2011, UFG / IESA / NUPEAT. p. 1 – 13.
CANTARELLI, V.H. Alometria reprodutiva da tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa): bases biológicas para o manejo. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba, São Paulo, 2006.
CASTRO, J. Geografia da fome o Dilema Brasileiro: pão ou aço. 10 ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007.
DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. 20 ed. São Paulo: Atlas, 159 p. 67-88, 2002.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9º Ed. São Paulo: Gaia p.541, 2004.
FERNANDES, M.Z. A trajetória institucional do Projeto Tamar e a política ambientalista brasileira. Dissertação (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Programa de Pós-Graduação. Rio Janeiro, 2006.
FERREIRA, D. M. M.; CAMPOS, M. C. C; OLIVEIRA, H. M.; MASCARENHAS, S. A. N.; MORAES, M. K. M. Utilização da educação ambiental para a melhoria da percepção ambiental sobre saneamento básico e qualidade de vida em comunidades tradicionais. Rio Claro, São Paulo Educação Ambiental em Ação, v. XVI, p 1, 2018.
FRAZIER, J.G. Conservación basada en la comunidad. In: ECKERT, K. L.; BJORNDAL, K. A.; ABREU-GROBOIS, F. A. & DONNELLY, M. (Eds). Traducción al español. Técnicas de investigación y manejo para la conservación de las tortugas marinas. Grupo Especialista en Tortugas Marinas UICN/CSE 4: 16-20, 2000.
FREIRE, J.T.O; NASCIMENTO, M.F.F.; SILVA, S.A.H. Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental: as escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Salvador: SMEC, 2006.
GAYESKI, L.M.; Andressa Müller; BARROS, M. P.; SCHITT, J. L. Conservação da Biodiversidade – a Experiência das Exposições Itinerantes. Rio Grande do Sul: Revista Conhecimento online, v, 01-09, 2011.
GUIMARÃES. Mauro. Educação Ambiental Critica. In LAYRARGUES, Pommier Philippe (org). Identidades da Educação ambiental Brasileira Ministério do Meio Ambiente. Diretoria da educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004. p.155 cap.3, 25-34, 2005.
LOPES, Natália Yoshimura; BALESTRA, Rafael Antônio Machado; SILVA, Hélder Lúcio Rodrigues. (ICMBio/RAN). Manejo sustentável do Tracajá (Podocnemis unifilis) em Comunidade Kamayurá do Parque Indígena do Xingu-MT: Relatório Técnico do Acompanhamento do período reprodutivo de P. unifilis no Parque Indígena do Xingu (MT). Goiânia-GO, 2008.
LUZ. Junior P. L. Aspectos ecológicos da determinação sexual em tartarugas. Amazonia: Acta Amazônica, Vila Velha, Vol. 39, Nº 1. P 139-154. Março de 2009.
MARTINS, M. & MOLINA, F.B. Panorama geral dos répteis ameaçados do Brasil. In: MACHADO, A.B.M.; DRUMMOND, G.M. & PAGLIA, A.P. (Eds.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília-DF e Belo Horizonte: MMA e Fundação Biodiversitas. p.327-334, 2008.
REBÊLO, H. G.; PEZZUTI, J. C. B. Percepções sobre o consumo de quelônios na Amazônia, sustentabilidade e alternativas ao manejo atual. Campinas, São Paulo: Ambiente e Sociedade, v. 6/7, p. 85-104, 2000.
ROBINSON, J. G. Subsistence and commercial uses of wildlife. In: ROBINSON, J. G.; REDFORD, K.H. (Eds.). Neotropical wildlife use and conservation. Chicago: University of Chicago Press, p. 7-23, 1991.
SMITH, N. J. H. Quelônios aquáticos da Amazônia: um recurso ameaçado. Manaus, Amazonas: Acta Amazonica, vol.9, n.1, pp.87-97, 2005.
VOGT, R.C. Tartarugas da Amazônia. Manaus, Amazônia: INPA, Instituto Nacional de pesquisa da. 104 p. 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.