<b>A CONDUTA PEDAGÓGICA E O ENSINO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA O 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DOM HENRIQUE RUTH
Keywords:
Oralidade, Ensino-aprendizagem, Língua EspanholaAbstract
A oralidade, apesar de sua importância, continua em segundo plano nas aulas de Língua Espanhola, fato este que vem interferindo na aprendizagem de novos falantes deste idioma. O presente trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre a importância de se trabalhar a oralidade nas aulas de Língua Espanhola, propondo estratégias que venham auxiliar tanto a prática do professor como a aprendizagem dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, realizada junto a Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, localizada no município de Cruzeiro do Sul – AC, nas turmas de 3° ano do turno vespertino. Deu-se por meio da observação de aulas expositivas de uma professora (que a pedido da mesma, terá seu nome preservado), durante aulas de Língua Espanhola ministradas por ela e pela entrevista concedida pela mesma ao final de suas atividades. Para o presente trabalho tomou-se como base os pressupostos teóricos de Marcuschi (2001) que sustenta a teoria da aquisição linguística, além de Silva (2013) e Manga (2012) que solidificam os estudos sobre aquisição da oralidade em Língua Espanhola. Com base na pesquisa realizada é possível constatar que ainda existe uma grande privilegiação da escrita em detrimento da oralidade, sendo que no contexto escolar os professores ficam presos a gramática normativa, o que vem a interferir negativamente no processo de aquisição no tocante à oralidade do estudante com relação à nova língua.
References
MANGA, André-Marie. El Desarollo de la Expresión Oral en las Aulas de Español Lengua Extranjera. Revista Syllabus Review, n 1, vol. 3, 2012. P. 153-171
MARCUSCHI, L. A.; Oralidade e escrita. In: Conferencia de abertura do II Encontro Franco-Brasileiro de Ensino de Língua, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, em outubro de 1995.
PEREIRA, Lucila Conceição. A Importância de aprender uma Segunda Língua. 2009. https://www.infoescola.com/educacao/a-impontancia-de-aprender-uma-segunda/. Acesso em 01 de fev. de 2018.
SILVA, Sineide. A oralidade em aulas de Língua Espanhola no Ensino Médio. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.