A COMPANHIA DOS LOBOS:

monstros, fadas, erotismo e agressividade

Autores

Palavras-chave:

Chapeuzinho Vermelho; agressividade; erotismo; simbolismo.

Resumo

O artigo analisa o conto/filme A companhia dos lobos sob a perspectiva de dois campos de investigação: os estudos literários e os estudos sobre a psique humana. Depois de uma breve introdução, o texto apresenta referenciais da Psicanálise e da Gestalt-Terapia, com vistas a esclarecer o uso dos termos “agressividade” e “erotismo”. Na sequência, apresenta-se uma proposta de olhar para a sexualidade/erotismo e monstruosidade/agressividade nos contos de fadas, com atenção especial à obra Chapeuzinho Vermelho. Nesse viés, o foco se volta à versão literária de Angela Carter, A companhia dos lobos, bem como ao filme homônimo, dirigido e roteirizado por Neil Jordan, com corroteirização da própria Carter. A obra foi escolhida por usar certas referências intertextuais e simbólicas descritas no artigo. Por fim, a título de considerações finais, estimula-se um olhar ao erotismo e à agressividade sob tons e cores que os colocam em possibilidade de homeostase.

Referências

A COMPANHIA DOS LOBOS (The company of wolves). Direção de Neil Jordan. Roteiro de Neil Jordan e Angela Carter. Produção: Reino Unido. 1984. 1h35min. Color.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 2008.

CARTER, Angela. O quarto do barba azul. Tradução de Carlos Nougué. Rio de janeiro: Rocco, 2000.

CORSO, Diana Lichtenstein.; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Contos dos irmãos Grimm. Tradução de Lia Wyler. Rio de janeiro: Rocco, 2005.

FREUD, Sigmund. Obras completas, Volume 6: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria ("O caso Dora") e outros textos (1901-1905). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GENNEP, Arnold Van. Os ritos de passagem. 2. ed. Tradução de Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.

NAZÁRIO, Luiz. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte e Ciência, 1998.

PERLS, F. A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. Tradução de José Sans. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

PERLS, F. Ego, fome e agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. Tradução de Georges D. J. Bloc Boris. São Paulo: Summus, 2002.

PERLS, F.; HEFFERLINE, R.; GOODMAN, P. Gestalt-Terapia. Tradução de Fernando Rosa Ribeiro. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997.

PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. Rio de janeiro: Forense, 2006.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

HACK, J. R.; MARKENDORF, M. A COMPANHIA DOS LOBOS:: monstros, fadas, erotismo e agressividade. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 250–260, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4851. Acesso em: 5 ago. 2021.