De César a Kaiser
a jornada do herói no RPG "Ordem Paranormal"
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-23Palabras clave:
Jornada do Herói. Monomito. RPG. Ordem Paranormal.Resumen
A Jornada do Herói, popularizada por Campbell, é fundamental na narrativa, criando histórias cativantes. Aqui, será explorado o Monomito no contexto dos jogos de RPG de mesa, em que os jogadores assumem papéis de personagens em aventuras. Serão analisadas as seguintes campanhas de Ordem Paranormal: 'O Segredo na Floresta' e ‘Desconjuração’, transmitidas por Rafael Lange, na Twitch TV. O foco será na jornada de César Cohen, interpretado por Thiago Campos, e como ele enfrenta desafios que testam suas habilidades e valores, permitindo seu crescimento ao longo da campanha. A estrutura narrativa do Monomito possibilita a exploração de temas universais, como busca por identidade e a luta entre o bem e o mal. Além de entreter o público, a Jornada leva a reflexões e conexões emocionais profundas com a história e o personagem, mesmo dentro de um jogo. Com base nas teorias de Campbell (1997), Lortz (1979), etc., busca-se compreender o impacto da Jornada do Herói nos RPGs e na narrativa interativa.
Citas
BRAGA, Ana Carolina Martins. Necessidades psicológicas básicas e prática de RPG de mesa durante a pandemia de COVID-19. YouTube. 27 de maio de 2022. 1 vídeo Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1-uJ9d6nPSY&t. Acesso em: 29 de mai. 2023.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. 10. ed. São Paulo: Editora Pensamento, 1997.
DORMANS, Joris. On the Role of the Die: A brief ludologic study of pen-and-paper roleplaying games and their rules. Game Studies: the international journal of computer game research, Suécia, v. 6, ed. 1, p. 1 - 6, Dez. 2006. Disponível em: https://gamestudies.org/0601/articles/dormans. Acesso em: 29 maio 2023.
GRIEPP, Milton et al. Hobby game sales over $2 billion in 2020: Pandemic Year Ends on Up Note. ICv2, Estados Unidos da América, p. Online, 16 jul. 2021. Disponível em: https://icv2.com/articles/markets/view/48827/hobby-game-sales-over-2-billion-2020. Acesso em: 29 mai. 2023.
HENRIKSEN, Thomas Johnson. Hvordan man kan lære gennem fiktion: teoretiske perspektiver på læring gennem deltagelse i rollespilsformidlet fiktion. 2002. 89 p. Tese (Especialização em Psicologia) - Universidade de Copenhagen - Instituto de Psicologia, Suécia, 2002. Disponível em: https://soeg.kb.dk/permalink/45KBDK_KGL/1pioq0f/alma99122603638205763. Acesso em: 30 mai. 2023.
LANGE, Rafael et al. Ordem Paranormal: RPG. 2. ed. Porto Alegre: Jambô, abril 2023. 320 p. v. 1. ISBN 9786588634134.
LANGE, Rafael. Resumo da Primeira Temporada de Ordem Paranormal: Nova Temporada começa. São Paulo: Cellbit/ Twitch TV, 30 de outubro de 2020a. 1 vídeo (236 minutos). [Live]. Disponível em: https://www.twitch.tv/videos/787649160. Acesso em: 29/05/23.
LANGE, Rafael. Resumão de O Segredo na Floresta: Nome Temporada começa às 18:00!. São Paulo: Cellbit/ Twitch TV, 31 de outubro de 2020b. 1 vídeo (350 minutos). [Live]. Disponível em: https://www.twitch.tv/videos/787649160. Acesso em: 29/05/23.
LANGE, Rafael. Resumo da Temporada: Ordem Paranormal: Desconjuração. São Paulo: Cellbit/ Twitch TV, 22 de maio de 2021. 1 vídeo (657 minutos). [Live]. Disponível em: https://www.twitch.tv/videos/1031225179. Acesso em: 30/05/23.
LORTZ, Stephen L. Role-playing. Different Worlds, Estados Unidos da América, ano 1, n. 1, 12 fev. 1979. Role-playing, p. 36 - 41.
MONTOLA, Markus. Tangible Pleasures of Pervasive Role-Playing. DiGRA ‘07: Proceedings of the 2007 DiGRA International Conference: Situated Play, Tokyo, v. 4, n. 7, p. 178 - 185, setembro 2007.
PADOL, Lisa. Playing Stories, Telling Games: Collaborative Storytelling in Role-Playing Games. In: RECAP: Publications, Inc. Estados Unidos da América: Lisa Padol, 2007. Disponível em: https://web.archive.org/web/20010221165102/http://www.recappub.com/games.html. Acesso em: 29 maio 2023.
PERRIN, Steve et al. RuneQuest. 2. ed. Albany, California, Estados Unidos da América: The Chaosium, 2007. 130 p. ISBN 9781568820842.
TYCHSEN, Anders et al. Live Action Role-Playing Games: Control, Communication, Storytelling, and MMORPG Similarities. Games and Culture, Estados Unidos da América, v. 1, n. 3, p. 252 - 257, julho 2006. DOI https://doi.org/10.1177/1555412006290445. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1555412006290445. Acesso em: 29 mai. 2023.
VOGLER, Christopher. A Jornada do Escritor: Estrutura mítica para escritores. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pedro Zambon, Amanda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.