Natureza e ser humano

uma questão moral

Autores

  • Idete Teles dos Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.3.2-4

Palavras-chave:

Natureza. Ser humano. Ética.

Resumo

A proposta é refletir a relação entre o homem e o meio ambiente a partir de fundamentos filosóficos da bioética. O que se pretende mostrar é que não só se pode oferecer argumentos morais para a preservação da natureza baseados no próprio bem-estar do homem, como também existe a possibilidade de estabelecer argumentos que apresentam a natureza não apenas como um valor instrumental, mas um valor intrínseco. Tal argumentação terá como base teórica principal a obra Ética Prática (1979) de Peter Singer. Ademais, a partir do citado referencial teórico, se oferecerá argumentos para que se possa refletir acerca do singular, particular e imediato, como por exemplo a biopirataria na Amazônia. Uma das conclusões que esta proposta de discussão teórica exporá é que, muitas vezes, a visão estreita e viral do homem absolutamente voltado ao ganho financeiro, torna-o, no mínimo, imoral diante da natureza e assim, uma das consequências desta atitude, é a sua própria destruição.

Referências

BORGES, M. L.; DALL´AGNOL, D.; DUTRA, D. V. Ética: o que você precisa saber sobre. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

HOMMA, A. Biopirataria na Amazônia: como reduzir os riscos?in: Amazônia: Ci. & Desenv., Belém, v.1, n.1, jul. /dez., p. 47-60, 2005.

SINGER, P. Ética prática. 3 Ed.Tradução Jeferson Luiz Camarão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis -RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Santos, I. T. dos. (2015). Natureza e ser humano: uma questão moral. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 3(2). https://doi.org/10.29327/210932.3.2-4

Edição

Seção

ARTIGOS