ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS

a construção histórica da docência e seus desafios contemporâneos

Autores

  • Leandro Rogério dos Santos Ufac - Universidade Federal do Acre, Campus Floresta
  • Cleidson de Jesus Rocha Ufac - Universidade Federal do Acre
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Ufac - Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-8

Palavras-chave:

perspectiva histórica; papel do professor; desafios

Resumo

O presente artigo analisa, sob uma abordagem histórico-crítica, a constituição do trabalho docente e os desafios enfrentados pela profissão na contemporaneidade. A pesquisa parte da constatação de que a docência é uma prática historicamente situada, marcada por permanências e rupturas que refletem as transformações sociais, políticas, culturais e tecnológicas de cada época. O objetivo principal é compreender como o papel do professor foi sendo ressignificado ao longo da história, desde as sociedades antigasaté o século XXI, e de que maneira esses processos impactam as condições atuais de trabalho e a valorização profissional. Para tanto, adota-se uma metodologia de cunho bibliográfico, fundamentada em autores como Tardif, Nóvoa, Freire e Saviani, entre outros, permitindo uma análise crítica dos principais marcos históricos, conceituais e políticos que moldaram a docência. Os resultados apontam para a existência de tensões permanentes entre a concepção da docência como vocação ou profissão, a sobrecarga e precarização do trabalho docente, bem como os desafios impostos pelas novas tecnologias educacionais. Conclui-se que uma compreensão histórica da docência é essencial para a formulação de políticas públicas que reconheçam o papel estratégico dos professores na formação cidadã e na construção de uma educação crítica, inclusiva e socialmente comprometida.Palavras-chave: docência; história da educação; valorização profissional; desafios contemporâneos.

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Referências

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Publicado

2025-08-16

Como Citar

Leandro Rogério dos Santos, Cleidson de Jesus Rocha, & Maria Dolores de Oliveira Soares. (2025). ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: a construção histórica da docência e seus desafios contemporâneos. Anthesis, 13(1). https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-8

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