TECENDO OLHARES ACERCA DO DIÁLOGO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O PENSAMENTO FREIRIANO COMO LENTE FOCAL

Autores

  • Aline Cleide Batista Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Há uma crescente efervescência na busca do desenvolvimento profissional em educação, tendo em vista os crescentes desafios postos pela sociedade atual, impulsionando a busca pela formação e pela teorização dos saberes práticos, constituindo-se em uma nova práxis. Nesta perspectiva o presente artigo aborda a questão do diálogo e da reflexão enquanto estratégia na ação e na formação do professor, discutindo a complexidade da ação docente em um contexto de mudanças, frente às muitas informações e exigências da sociedade atual. Em particular, abordamos as ideias do educador Paulo Freire, que consideramos atuais e preponderantes para a efetivação da ação e formação reflexiva do professor encontrando nele mais que uma proposta de trabalho, assemelhando-se a uma filosofia que propõe ao educador exercer sua profissão de maneira nova, ousada, com liberdade e compromisso. Visto que “toda tentativa de desenvolver um tal reconhecimento fora da práxis, fora da ação e da reflexão, nos pode conduzir a puro idealismo. (...) O ato de conhecer envolve um movimento dialético que vai da ação à reflexão sobre ela e desta a uma nova ação.” (FREIRE, 2001 p. 60).

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Batista, A. C. . (2021). TECENDO OLHARES ACERCA DO DIÁLOGO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O PENSAMENTO FREIRIANO COMO LENTE FOCAL. Anthesis, 9(18), 26–45. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/5782