TECENDO OLHARES ACERCA DO DIÁLOGO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O PENSAMENTO FREIRIANO COMO LENTE FOCAL
Abstract
Há uma crescente efervescência na busca do desenvolvimento profissional em educação, tendo em vista os crescentes desafios postos pela sociedade atual, impulsionando a busca pela formação e pela teorização dos saberes práticos, constituindo-se em uma nova práxis. Nesta perspectiva o presente artigo aborda a questão do diálogo e da reflexão enquanto estratégia na ação e na formação do professor, discutindo a complexidade da ação docente em um contexto de mudanças, frente às muitas informações e exigências da sociedade atual. Em particular, abordamos as ideias do educador Paulo Freire, que consideramos atuais e preponderantes para a efetivação da ação e formação reflexiva do professor encontrando nele mais que uma proposta de trabalho, assemelhando-se a uma filosofia que propõe ao educador exercer sua profissão de maneira nova, ousada, com liberdade e compromisso. Visto que “toda tentativa de desenvolver um tal reconhecimento fora da práxis, fora da ação e da reflexão, nos pode conduzir a puro idealismo. (...) O ato de conhecer envolve um movimento dialético que vai da ação à reflexão sobre ela e desta a uma nova ação.” (FREIRE, 2001 p. 60).
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