O PEDAGOGO E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Resumo
Este artigo busca compreender o papel do pedagogo enquanto profissional que trabalha na formação de uma consciência ecológica dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho é o uso de projetos educativos de intervenção que tenham como tema questões ligadas ao meio-Ambiente enquanto tema transversal a ser abordado de maneira séria na educação fundamental e média brasileiras. Para tanto, trabalho, primeiro, com algumas definições: de pedagogo, de projeto educacional e de meio-ambiente; e, segundo, levanto a importância de criar nos estudantes uma consciência ecológica onde o ser humano é incluído como natureza. É importante dizer que este trabalho somente mostra, de maneira clara e sucinta, que o profissional pedagogo, dentro do ambiente escolar, não deve estar ligado somente ao ensino ou aos cargos de gestão e supervisão, mas que este profissional tem um papel muito mais relevante, socialmente, do que se admite hoje em dia.
Referências
ALMEIDA, Fernando José de; FONSECA JUNIOR, Fernando Moraes. Proinfo: Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. IN: IV Encontro Nacional da Anppas. Anais... Brasília, 4, 5 e 6 de junho de 2008, pág. 1-21.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação e do Desporto. Atualização de 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Resenha do livro: Pedagogia e Pedagogos, pra que?. IN: Revista Cadernos de Pesquisa. Volume 37, número 131, maio/ago. 2007, pág. 513 a 515.
ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; SANTIAGO, Nilza Bernardes. A atuação do pedagogo: que profissional é esse? IN: Revista Pedagogia em Ação. Volume 1, número 2, ago./nov. 2009, pág. 29 a 35.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Entrevista - A natureza da globalização. Grupo Editorial Record. S/d. Disponível em: < http://www.record.com.br/autor_entrevista.asp?id_autor=4157&id_ent >, acesso em 17/02/2015.
_____. Temporalidades amazônicas: uma contribuição à Ecologia Política. IN: Desenvolvimento e Meio Ambiente. Editora UFPR. Número 17, jan./jun. 2008, pág. 21-31.
SANTOS, Nubia Gomes de Sousa dos; SILVA, Daize Franciele Nunes da; PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti. Políticas de formação do/a pedagogo/a: a contribuição de Paulo Freire para formação permanente. IN: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. Educação como prática de liberdade: saberes, vivências e (re)leituras de Paulo Freire. Anais... Recife, UFPE,19 a 21 set./2013.
SEBASTIANI, Márcia Teixeira. Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. 2ª ed. Curitiba: IESDE, 2009.