Confabulações críticas em chãos conservadores
pensando os ataques às artes no Nordeste a partir de 2018
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.7.1-2Resumo
Este estudo se estrutura a partir de uma análise crítica, histórica, poética e política acerca de casos de artistas do corpo, dos estados da Paraíba e de Pernambuco, que, a partir do ano de 2018, sofreram algum tipo de violência ao performar em espaços públicos. Para isso, os princípios para análise documental, bem como para estudos de casos, foram aglutinados, a fim de construir ferramentas metodológicas para entrevistar e refletir sobre as experiências de duas artistas. Essas, que ao atuaram no campo da performance em espaços públicos a partir de 2018, foram violentadas durante suas ações poéticas. Dessa forma, guiado por uma contextualização acerca do campo da performance em suas dimensões históricas e transgressoras, os casos das artistas violentadas foram analisados pelo autor que, por vezes, se coloca na primeira pessoa, de forma atenta e ética. Com isso, buscou-se compreender os atravessamentos do sistema conservador, por meio da ascensão do Bolsonarismo para com as poéticas do corpo, bem como as estratégias autoritárias de perseguição na contemporaneidade. Assim, percebe-se que esse projeto histórico de perseguição às artes, que ocupam os espaços públicos, confronta o direito à liberdade e desestabiliza as estruturas democráticas, por meio de golpes a fazedores de arte atingidos, para além das narrativas tratadas em suas obras.
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