ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA O DEBATE DOS TEMAS MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E ESCALA GEOGRÁFICA

Autores

  • José Alves Professor do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Professor do Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5464-8940

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.v1i1.3126

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, formação de professores, mundialização do capital, escala geográfica

Resumo

O trabalho aborda sobre a importância do debate no ensino de geografia da questão da mundialização do capital e do reordenamento territorial a partir de uma proposta metodológica que busque uma articulação desses temas no entendimento da produção do espaço geográfico. Como estes não podem ser desconsiderados da formação básica de professores, privilegiamos durante nossas experiências na Disciplina Estudos Regionais III, do Curso de Geografia (Licenciatura) da Universidade Federal do Acre, discussões teóricas com os acadêmicos a este respeito, tais como: regionalização do espaço mundial, escala geográfica, internacionalização do capital, re-estruturação produtiva e seus reflexos socioambientais. Após a fundamentação teórico-metodológica inicial propõe-se como atividade aos educandos/educadores a elaboração de seminários temáticos sobre “a nova (des)ordem mundial”, com os quais buscam-se enfocar  o novo imperialismo americano, o Japão na nova ordem mundial, a globalização e o reordenamento territorial na Europa, bem como a China no contexto da globalização, sempre articulando o local, o regional, o nacional e o global.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

José Alves. (2019). ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA O DEBATE DOS TEMAS MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E ESCALA GEOGRÁFICA. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 1(1). https://doi.org/10.47418/uaquiri.v1i1.3126