ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA O DEBATE DOS TEMAS MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E ESCALA GEOGRÁFICA

Autores

  • José Alves Professor do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Professor do Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5464-8940

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, formação de professores, mundialização do capital, escala geográfica

Resumo

O trabalho aborda sobre a importância do debate no ensino de geografia da questão da mundialização do capital e do reordenamento territorial a partir de uma proposta metodológica que busque uma articulação desses temas no entendimento da produção do espaço geográfico. Como estes não podem ser desconsiderados da formação básica de professores, privilegiamos durante nossas experiências na Disciplina Estudos Regionais III, do Curso de Geografia (Licenciatura) da Universidade Federal do Acre, discussões teóricas com os acadêmicos a este respeito, tais como: regionalização do espaço mundial, escala geográfica, internacionalização do capital, re-estruturação produtiva e seus reflexos socioambientais. Após a fundamentação teórico-metodológica inicial propõe-se como atividade aos educandos/educadores a elaboração de seminários temáticos sobre “a nova (des)ordem mundial”, com os quais buscam-se enfocar  o novo imperialismo americano, o Japão na nova ordem mundial, a globalização e o reordenamento territorial na Europa, bem como a China no contexto da globalização, sempre articulando o local, o regional, o nacional e o global.

Referências

CASTRO, Iná Elias de. O problema da escala. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 117-140.

CHESNAIS, François. O capitalismo de fim de século. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org.). Globalização e socialismo. São Paulo: Xamã, 1997. p. 07-33.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HAESBAERT, Rogério (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói, RJ: EdUFF, 2001.

HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Estado, ideologia e poder. In: SPOSITO, Eliseu Savério. (Org.). Dinâmica econômica, poder e novas territorialidades. Presidente Prudente: UNESP/FCT;GAsPERR, 1999. p. 75-96.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

VLACH, Vânia Rubia Farias. Entre a idéia de território e a lógica da rede: desafios para o ensino de geografia. Terra Livre, Goiânia, ano 21, v. 1, n. 24, p. 13-28, jan./jun., 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-08