UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri <p>A revista UÁQUIRI é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Seu objetivo é divulgar resultados de pesquisas sobre a produção do espaço geográfico, estudos temáticos que envolvam a região amazônica e discussões teórico-metodológicas geográficas. A revista recebe, em fluxo contínuo, artigos científicos, resenhas e relatos de experiência.</p> <p><strong>ISSN: 2675-4088</strong></p> <p><strong>Qualis: B1</strong></p> pt-BR karina.ponte@ufac.br ( Karina Furini da Ponte) ropereas@gmail.com (RODRIGO OTAVIO PEREA SERRANO) qui, 18 jan 2024 10:38:02 -0500 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 NOTAS DE TRABALHO DE CAMPO NA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA: ENTRE FOTOS E MAPAS https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6691 <p>Este texto é oriundo de um extenso trabalho de campo realizado no percurso Manaus, Lábrea, Humaitá e Apuí entre os dias 17 e 25 de setembro de 2022, perpassando pelas rodovias BR-319 e BR-230, fração territorial que compreende pela expansão pretérita e atuais de frentes pioneiras. O objetivo desse texto é pontuar as principais características espaciais identificadas em trabalho de campo, principalmente aquelas relacionadas às dinâmicas pioneiras de ocupação e a existência de fluxos que conectam as cidades amazônicas à rede urbana regional e nacional.</p> Ana Beatriz Castro de Jesus, Thiago Oliveira Neto Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6691 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6586 <p>O presente estudo versa sobre a importância da Educação Ambiental através da Geografia na formação dos alunos. Tem como objetivos: analisar a importância do estudo da educação ambiental através da Geografia na formação dos alunos; reconhecer o papel que a educação ambiental proporciona aos alunos em defesa ao meio ambiente; discutir a importância da educação ambiental para a conscientização dos alunos sobre a necessidade de se adotar hábitos saudáveis e de respeito ao meio ambiente. Este trabalho se deu a partir de pesquisa bibliográfica e conversa informal com professores da área de Geografia. Como resultado, pode-se compreender o papel da educação ambiental na conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais, suas consequências e relevâncias para a adoção de atitudes conscientes na construção de um mundo mais saudável, para as gerações presentes e futuras. </p> <p> </p> <p> </p> Maria Suzana Benvindo dos Santos, Silvio Simione da Silva Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6586 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 CENSO COMUNITÁRIO DA COLÔNIA CINCO MIL 2022: ANÁLISE DOS DADOS DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL EM CONSTRUÇÃO https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6757 <p>Com mais de 40 anos, a Colônia Cinco Mil é rota de peregrinação de adeptos do Daime do Brasil e do mundo que percorrem a Amazônia, ponto de visitação daqueles que se interessam pelas culturas ayahuasqueiras no Acre. É parte do patrimônio histórico-cultural-ambiental da cidade, com uma extensa área de mata preservada e de uso sustentável, sendo um espaço de considerável importância no contexto da história e geografia de Rio Branco. Neste trabalho vamos abordar como, através da articulação de projetos de pesquisa e extensão universitária e do envolvimento com a comunidade, realizamos o Censo Comunitário na Colônia Cinco Mil em 2022, bem como seus resultados. A partir de reuniões de planejamento e da aplicação de questionários, conseguimos realizar um diagnóstico da situação atual da população, ocupação e uso das terras na localidade. Com o levantamento quantitativo de suas características sociais, econômicas e culturais constituímos um banco de dados com informações importantes sobre a condição de vida dos moradores e o uso dos espaços, conhecimentos necessários para melhor qualificar e caracterizar a comunidade em projetos que visem o desenvolvimento local.</p> Julia Lobato Pinto de Moura, Eliane Carvalho dos Santos Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6757 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 UMA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA SOBRE INDICADORES DEMOGRÁFICOS NO ESPAÇO INTRAURBANO DE RIO BRANCO - ACRE https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6770 <p>Os indicadores demográficos são importantes ferramentas de investigação geográfica, sendo relevantes para observar a dinâmica populacional em diversas escalas, dentre estas, o espaço intraurbano. Rio Branco é elencada como delimitação territorial dessa pesquisa, que objetivou produzir uma cartografia urbana desta cidade. A Geografia, em seus aspectos físicos e humanos estão intrinsicamente relacionados com a formação, crescimento e configuração urbana desigual da capital acreana. A metodologia consistiu em seleção de indicadores, análise espacial e mapeamento, tendo como base as informações a nível de setor censitário, sobrepostas às dez regionais administrativas rio-branquenses, referentes ao censo demográfico 2010. O mapeamento de indicadores sobre ocupação domiciliar, estrutura etária, alfabetização e renda possibilitou verificar as tendências de distribuição da população em seus diversos segmentos, servindo de base para um futuro estudo comparativo com os dados do censo de 2022. Por conseguinte, abre-se perspectivas para compreensão da cartografia como tema transversal, perpassando os aspectos urbanísticos, econômicos, sociais, antropológicos e demográficos.</p> Victor Régio da Silva Bento Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6770 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 HÁ BOI PASTANDO: UM RETRATO DA RESEX CHICO MENDES NO ESTADO DO ACRE https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6889 <p>Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de maior folego que tratou das políticas de exploração dos produtos da biodiversidade e suas repercussões na vida dos seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes no Estado do Acre. O objetivo foi destacar como a pecuária vem se consolidando como a principal atividade econômica dos seringueiros da Resex Chico Mendes (Resex). Consolidação que soa um tanto paradoxal, tendo em vista que a criação das Resex se deu em decorrência de uma mobilização dos seringueiros contra a derrubada da floresta para instalação de pastagens. As principais estratégias metodológicas utilizadas foram revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O principal resultado observado foi que o território da Resex está sendo transformando em área de interesse dos grandes grupos empresariais. Os seringueiros estão se reinserindo na lógica do Capital, tornando-se produtores para o mercado em setores produtivos e de uso do solo florestal diferentes do extrativismo tradicional.</p> Márcia Cristina Pereira de Melo Fittipaldy, Carlos Estevão Ferreira Castelo Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6889 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6589 <p>O presente trabalho tem como objetivo analisar a desigualdade de acesso e permanência nos cursos de graduação da Universidade Federal do Acre, durante o período da pandemia da Covid-19, além de uma contextualização de como chegou o ensino superior no Brasil e, posteriormente, no estado Acre. A pesquisa também investiga o processo de democratização da educação, a partir da Constituição de 1988, que possibilitou mecanismo de inclusão para o acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo nos espaços de ensino. Como procedimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica sobre a temática. Além disso, utilizaremos como fonte para coleta de dados, o Sistema Eletrônico de Informações (SIE) da Instituição de Ensino Superior, do qual foi possível retirar informações sobre a vida acadêmica dos alunos, enquanto método, pela abordagem, investigação e análises, a pesquisa insere-se no Materialismo Histórico e Dialético. Concluiu-se que apesar dos incentivos de permanências oferecidos aos alunos, foram observados a diminuição do número de matrículas em disciplinas ofertadas, acima de cinquenta por cento nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. </p> Jackson Rosas Silva, Lucilene Ferreira de Almeida Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6589 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES PRÉ-CAPITALISTAS https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6766 <p>O trabalho e a educação são entendidos como atividades essencialmente humanas e, além disso, como elementos caracterizantes da natureza do ser humano. Dada essa relação íntima entre a espécie e as referidas atividades, estabelecemos como verdadeira a premissa de que o ser humano, desde que assim se entende, trabalha e educa. Posto isso, este artigo objetiva, sob o crivo da Geografia do Trabalho, compreender como o trabalho e a educação se exteriorizaram nas formas de organizações sociais pré-capitalistas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica qualitativa, ancorada, sobretudo, no movimento histórico-dialético a partir da concepção ontológica do ser social. Demonstrou-se que, desde o comunismo primitivo ao fim da Idade Média, o ser humano, de fato, trabalhou e educou. No entanto, as formas de se desenvolver essas atividades foram se alterando para amoldarem-se às realidades e necessidades do método de produção vigente em cada um dos momentos históricos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Trabalho; educação; modos de produção; ser social.</p> Markfran Silva de Gouveia, Karina Furini da Ponte Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6766 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA PARA FINS POTÁVEIS E NÃO POTÁVEIS: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6936 <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A escassez de água potável tem estimulado a ação de instituições nacionais e internacionais na busca pelo gerenciamento de crises em torno dos recursos hídricos, com o foco nas diretrizes da sustentabilidade e da segurança hídrica, que coadunam com as métricas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as medidas racionais de gestão dos recursos hídricos estão os sistemas de captação da água pluvial como fonte alternativa de abastecimento, agindo na conservação do meio ambiente e estimulando a economia local. Contudo, a aceitabilidade desse tipo de solução ainda enfrenta obstáculos, muitos deles atrelados a questões sociais, culturais e econômicas. Diante disso, o artigo teve como objetivo analisar a percepção dos usuários da Universidade Federal do Acre sobre o uso da água de chuva para atividades de fins potáveis e não potáveis. Configurada como estudo de caso, a pesquisa se ancorou na utilização do método da coleta de dados por meio de questionário, aplicado na forma digital e, por meio da análise descritiva, verificou-se as características que norteiam a percepção da comunidade acadêmica sobre o tema. Os resultados mostraram que, em geral, há alto índice de conhecimento sobre a temática, motivado por se tratar de um ambiente acadêmico, em que o acesso à informação, em tese, é mais amplo e diversificado. Verificou-se, adicionalmente, que as atividades em que não haja o consumo nem o contato direto têm maior aceitação da comunidade analisada, ou seja, há maior aceitação para as atividades de fins não potáveis da água de chuva. E por fim, concluiu-se que o aproveitamento da água da chuva poderá reduzir custos à administração do <em>Campus</em>, bem como deverá contribuir para a conservação ambiental, assim como daria oportunidade de assumir a responsabilidade social ao utilizar esse recurso para irrigação outras atividades em benefício da comunidade acadêmica e adjacências.</span></p> Beatriz Silva Nascimento, Girlene Lima de Araujo , Anderson Azevedo Mesquita , Rodrigo Otávio Peréa Serrano, José Genivaldo do Vale Moreira Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6936 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 A TEMPORALIDADE DAS PRECIPITAÇÕES NO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO ENTRE OS ANOS 2000 A 2022: O USO DA TÉCNICA DIAGRAMA DE CAIXAS (BOX PLOT) PARA A AVALIAÇÃO ANUAL E MENSAL https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6912 <p>No presente artigo, a variabilidade das chuvas em três postos pluviométricos localizados no litoral norte da Região Metropolitana do Recife, capital do estado de Pernambuco, é avaliada em uma série temporal de 2000 a 2022. A principal motivação para a realização da pesquisa foi a falta de estudos considerando as áreas abordadas, uma vez que são suscetíveis à ocorrência de eventos extremos assim como a centralidade urbana imediata (cidade do Recife) na qual estão submetidos os municípios de Olinda, Paulista e Itamaracá. Dessa forma, a estratégia metodológica utilizada foi uma técnica já consagrada no campo da climatologia geográfica: o diagrama de caixas, ou <em>box plot</em>. Apesar de sua ampla utilização, parte-se do pressuposto de que essa proposta representa um modelo livre de complexidades, mas dotado de objetividade e eficiência para a classificação de meses secos e chuvosos. Sendo assim, os resultados encontrados foram investigados com o subsídio de gráficos e figuras síntese das classificações dos anos e meses. &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Rafaela Melissa Andrade Ferreira, Maria do Socorro Silva Salvador, Tamires Gabryele de Lima Mendes, Larissa Furtado Lins dos Santos, Tânelly Neriah Santos Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6912 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500 LIXÃO A CEU ABERTO: CONTEXTO GERAL E ABORDAGEM PARA A CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6841 <p>A intensificação da urbanização ao longo dos anos tem contribuído expressivamente para a propagação de sérios impactos socioambientais. A produção exagerada dos resíduos sólidos é fruto da expansão urbana e das ações antrópicas negligentes sobre o meio ambiente refletindo negativamente sobre a natureza. Nesse sentido, considerando os danos gerados pela deposição inadequada dos rejeitos, o presente estudo busca realizar uma análise, com abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura, sobre as consequências decorrentes do lixão a céu aberto, contemplando uma perspectiva para o município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre, Brasil. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, além de registros fotográficos da área de estudo. Verificou-se que não há separação seletiva dos resíduos, o que acaba gerando uma série de danos ao ecossistema local e a própria qualidade de vida da população. Constatou-se, ainda, que o lixão está passando por uma transição para aterro controlado</p> Aroldo Carvalho Lima, Uilamir Costa de Alencar, Raphaela de Brito Fernandes Lima, José Genivaldo do Vale Moreira, Kelly Nascimento Leite Copyright (c) 2023 UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6841 qui, 18 jan 2024 00:00:00 -0500