CENSO COMUNITÁRIO DA COLÔNIA CINCO MIL 2022: ANÁLISE DOS DADOS DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL EM CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-1

Palavras-chave:

Censo; Comunidade; Colônia Cinco Mil; Diagnóstico;

Resumo

Com mais de 40 anos, a Colônia Cinco Mil é rota de peregrinação de adeptos do Daime do Brasil e do mundo que percorrem a Amazônia, ponto de visitação daqueles que se interessam pelas culturas ayahuasqueiras no Acre. É parte do patrimônio histórico-cultural-ambiental da cidade, com uma extensa área de mata preservada e de uso sustentável, sendo um espaço de considerável importância no contexto da história e geografia de Rio Branco. Neste trabalho vamos abordar como, através da articulação de projetos de pesquisa e extensão universitária e do envolvimento com a comunidade, realizamos o Censo Comunitário na Colônia Cinco Mil em 2022, bem como seus resultados. A partir de reuniões de planejamento e da aplicação de questionários, conseguimos realizar um diagnóstico da situação atual da população, ocupação e uso das terras na localidade. Com o levantamento quantitativo de suas características sociais, econômicas e culturais constituímos um banco de dados com informações importantes sobre a condição de vida dos moradores e o uso dos espaços, conhecimentos necessários para melhor qualificar e caracterizar a comunidade em projetos que visem o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Julia Lobato Pinto de Moura, Professora da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2010) e Geoprocessamento aplicado à Análise Ambiental (2013), ambas pela Faculdade Barão do Rio Branco. Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, na área de Geografia Humana e Ensino de Geografia, desde 2012 e atualmente desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de ensino, linguagens e geografia cultural.

Eliane Carvalho dos Santos, Professora da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre

Doutora em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente (2016), quando foi bolsista FAPESP. Possui mestrado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2011), realizado com bolsa CNPQ e é graduada no curso de Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente (2005 - 2008) quando foi bolsista de Iniciação Científica pelo programa PIBIC/CNPq (2007-2009). Atualmente é docente de Geografia Humana/Regional do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre - UFAC .Trabalha com temas da Geografia Humana, principalmente Geografia Econômica, Regional e Industrial.

Referências

ACSELRAD, H. Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2010.

ASSIS, G.L., LABATE, B.C. Um Panorama da Literatura sobre a Internacionalização das Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras. Texto apresentado no GT 51 “Políticas de Drogas: éticas de consumo, diversidade das práticas e conflitos acerca de seus controles”, na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, em João Pessoa, de 03 e 06 de agosto de 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2017.53.2.08 Acesso: 19/03/23.

COUTO, F. La R. Santos e Xamãs – Estudos do uso ritualizado da ayahuasca por caboclos da Amazônia, e, em particular, no que concerne sua utilização sócio-terapêutica na doutrina do Santo Daime. Dissertação de mestrado em Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1989.

FERNANDES, V. F. História do Povo de Juramidam: introdução à cultura do Santo Daime. Manaus: SUFRAMA, 1986.

GORAYEB, A.; MEIRELES, J. Cartografia social vem se consolidando com instrumento de defesa de direitos. Rede Mobilizadores, 10 fev. 2014.

GOULART, S. L. Contrastes e continuidades em uma tradição Amazônica: as religiões da Ayahuasca. Tese de Doutorado. Campinas, SP: [s. n.], 2004.

MÓRTIMER, L. Bença Padrinho. Edição Céu de Maria: São Paulo, 2000.

SANTOS, Milton, outros (org.). O papel ativo da geografia: um manifesto. Encontro Nacional de Geógrafos. Florianópolis, julho de 2000.

SARRAF, A.P. Cidade-floresta. In: ALBUQUERQUE, G. R. e SARRAF, A.P. (org.) Uwakürü: dicionário analítico. Volume 1. Rio Branco: Nepan Editora, 2016.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Moura, J. L. P. de, & Carvalho dos Santos, E. (2024). CENSO COMUNITÁRIO DA COLÔNIA CINCO MIL 2022: ANÁLISE DOS DADOS DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL EM CONSTRUÇÃO. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 5(2). https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-1