Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A declaração de concordância de submissão foi assinada por todos os autores?

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

A revista UÁQUIRI é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Trata-se de uma ferramenta de divulgação dos resultados de pesquisa sobre a produção do espaço geográfico e estudos temáticos que envolvam a região amazônica e discussões teórico-metodológicas geográficas.

É uma revista eletrônica semestral destinada à divulgação de artigos científicos, resenhas e relatos de experiência:

  1. Os artigosdevem estar relacionados à temática da Revista e apresentados sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. Os artigos devem apresentar de 12 a 20 laudas. Você deverá usar o Template do artigo disponível.
  2. As resenhas de livros ou filmes. Devem ser caracterizados por abordagens críticas e levando os leitores à reflexão sobre temas relevantes na área de conhecimento. As resenhas devem apresentar de 3 a 8 laudas. (Templete da resenha)
  3. Os relatos de experiências são resultados de relatos de trabalho de campo e experiências vividas. Os relatos de experiências devem apresentar de 5 a 12 laudas. (Templete para relato)

A estrutura do artigo deve compreender o resumo em português e outros dois idiomas, sendo o inglês e/ou espanhol ou francês; as palavras-chave; a introdução; os itens que contemplem a fundamentação teórica, materiais e métodos ou metodologia, resultados; discussão; as considerações finais; as referências.

 

Para a identificação dos artigos:

  • Título do artigo em português: maiúscula e negrito, time New Roman, tamanho 14, centralizado, espaçamento simples.
  • Título do artigo em língua estrangeira (inglês e espanhol ou francês): maiúsculo, itálico, Time New Roman 11, centralizado, espaçamento simples.
  • Colocar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es): Time New Roman 11, centralizado, espaçamento simples.
  • A titulação dos autores (Abreviado) devem aparecer sobrescrito, antes dos nomes.
  • Indicar, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), cargo, filiação institucional, Cidade, Estado, País.
  • O uso do ORCID é recomendado e e-mail do autor correspondente é obrigatório.

 

Para a formatação básica dos artigos:

  • Arquivo on-line em formato A4;
  • Editor de texto Word for Windows.
  • Margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm;
  • Fonte do corpo principal em Times New Roman 12;
  • Espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Recuo da primeira linha 1,25;
  • Alinhamento justificado;
  • Os subtítulos devem ser escritos em negrito, Times New Roman 12, com a primeira letra da palavra maiúscula e as demais minúsculas.

 

O resumo é uma descrição concisa da totalidade do artigo destacando os pontos relevantes da pesquisa, que se limita ao máximo de 500 palavras. Escrever apenas um parágrafo contínuo, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, alinhamento justificado, sem recuo. O texto deve apresentar a ideia central do manuscrito logo na primeira frase destacando, na sequência, os objetivos da pesquisa, o método ou metodologia, os principais resultados (parciais ou totais) e conclusões mais relevantes sobre a pesquisa.

As palavras-chave devem ser de três a cinco palavras, Times New Roman 11, espaçamento simples, justificado, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizando também por ponto.

Tanto o título, resumo como as palavras-chave devem constar no artigo em português e em duas línguas estrangeiras, sendo obrigatoriamente o inglês e uma terceira língua o espanhol ou o francês.

As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023-2018).

Ao enviar texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.

O texto será apreciado pela Comissão de Publicação que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(res) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão encaminhados para aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo.

 As figuras (gráficos, desenhos, mapas, fotos, fluxogramas, etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável, identificadas e numeradas em algarismo arábico na parte superior. Caso seja de fonte secundária, o autor deverá apresentar a fonte e se responsabilizar pela autorização de uso (recomenda-se autorização por escrito).

As tabelas e figuras (gráficos, fluxogramas, imagens e mapas) deverão ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, na parte superior, com legenda.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos.

Artigos

Trabalhos embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente
conduzidas e adequadamente analisadas ou artigos de desenvolvimento embasados em pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica. 

Resenhas

Formas mais livres de contribuição científica. Devem ser caracterizadas por abordagens
críticas e, por vezes, criativas, levando os leitores à reflexão sobre temas relevantes na área de conhecimento.

Relatos de experiências

São formas mais livres de contribuição científica. Devem ser caracterizados por abordagenscríticas e, por vezes, criativas, levando os leitores à reflexão sobre temas relevantes na área de conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.