UM DIAGNÓSTICO DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO ACRE

Autores

  • Keully Maria da Costa Belarmino Mestranda da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Carlos Estevão Ferreira Castelo Doutor em História Social – USP. Professor Associado 4 da Universidade Federal do Acre (UFAC/CCJSA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFAC). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (ProfHistória/UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.29327/268458.4.1-10

Palavras-chave:

agronegócio; política; desenvolvimento, .

Resumo

Este artigo propõe apresentar um panorama da política de desenvolvimento do atual governo do Estado do Acre, voltada para o agronegócio. A metodologia empregada foi a leitura e as análises dos estudos de Castro (2013), Silva e Del Grossi [s.d], além de outros autores que problematizam sobre o processo de desenvolvimento do agronegócio no Brasil, na Região Norte e no Estado do Acre. Foram utilizados, ainda, dados secundários, contidos no ZEE (2021), CNA, IBGE, UCGEO e Censo Agropecuário para o Acre (2017). Começamos fazendo uma análise do crescimento do agronegócio no Brasil e de sua evolução para, em seguida, tratarmos sobre o desenvolvimento do agronegócio na Região Norte até chegar no Estado do Acre, onde apresentamos os principais produtos cultivados nos municípios, mostrando a cidade de Rio Branco como a que mais se destaca na prática agropecuária. Analisamos as transformações ambientais e socioeconômicas que ocorreram nos municípios para receber o agronegócio e as melhorias e incentivos que essa atividade econômica vem recebendo.

Palavras-Chave: agronegócio; política; desenvolvimento.

Referências

ACRE. GOVERNO DO ESTADO DO ACRE. Desmatamento no Acre – 1988-2017. Base de Dados Geográfica. Rio Branco: UCEGEO, 2018.

ACRE. GOVERNO DO ESTADO DO ACRE. Programa Estadual de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Acre. Resumo Executivo do Zoneamento Ecológico Econômico. Fase III v.16 WEB, 2021.

ACRE. GOVERNO DO ESTADO DO ACRE. INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (IDAF). Banco de Dados do Cadastro de Vacinação Contra a Febre Aftosa: campanha de maio de 2019. Rio branco, AC: Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). 2019.

ACRE. GOVERNO DO ESTADO DO ACRE. UNIDADE CENTRAL DE GEOPROCESSAMENTO DO ESTADO DO ACRE (UCEGEO). Evolução do desmatamento anual e acumulado no Acre até 2018. Rio Branco, AC: Governo do Acre – Instituto de Mudanças Climáticas (IMC); Unidade Central de Geoprocessamento, 2019.

AMARAL, E. F. do. et al. Inventário de emissões antrópicas e sumidouros de gases de efeito estufa do Estado do Acre: ano-base 2014. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2018. 65 p.

BRASIL.CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL. Panorama Agro. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro Acesso em: dezembro de 2021.

BRASIL.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo agropecuário 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE-Sistema IBGE de Recuperação automática – Sidra. Disponível em:

BRASIL.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Agrícola Municipal (PAM). Rio de Janeiro: IBGE – Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2022.

CASTRO, César Nunes de. A AGROPECUÁRIA NA REGIÃO NORTE: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2013.

SABINO, Orlando. Acre teve saldo de 12,2 milhões de dólares na balança comercial no primeiro trimestre. Publicado em 15/04/2021. Disponível em: https://ac24horas.com/2021/04/15/acre-teve-saldo-de-122-milhoes-de-dolares-na-balanca-comercial-no-primeiro-trimestre/. Acesso em janeiro de 2022.

SILVA, José Graziano da e DEL GROSSI. O novo rural brasileiro. Ocupações rurais não-agrícolas. [s.d]. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/ruralidade/o-novo-rural-brasileiro.pd .Acesso em: janeiro de 2022.

VALENTIM, J. F. et al. A revolução da agricultura do Acre. A gazeta do Acre. Acre, 24 ago. 2015. Disponível em: https://agazetadoacre.com/arevolucao-da-agricultura-do-acre/. Acesso em: janeiro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

Belarmino, K. M. da C. ., & Castelo, C. E. F. . (2022). UM DIAGNÓSTICO DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO ACRE. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 4(1). https://doi.org/10.29327/268458.4.1-10