A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: JOGO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n2.2021.5072

Palavras-chave:

jogo digital, Geografia, Ciclos Biogeoquímicos

Resumo

O presente relato de experiência geográfica tem como objetivo apresentar um jogo didático digital elaborado por discentes da disciplina de Biogeografia do curso de Geografia bacharelado da Ufac para desenvolver a temática de recursos naturais, com o enfoque, os conceitos dos ciclos biogeoquímicos e assim utilizar como recurso didático para aprendizagem do ensino em Geografia. Baseado na possibilidade de agregar a teoria e a prática no ensino geográfico para alunos de diferentes níveis, a proposta incluiu a elaboração de um jogo eletrônico denominado Ciclos Biogeoquímicos e aplicação em sala de aula para os alunos do 4° período do curso do bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre. À vista disso, a pesquisa discute distintos autores que trabalham e adotam a utilização de jogos didáticos e o ensino de recursos naturais e geográfico, com isso, sustenta a base teórica do respectivo trabalho. Os resultados apontam para o apoio técnico que o bacharel pode oferecer a partir de ferramentas, juntamente com o licenciado para a questão do ensino, a partir do caso de um jogo didático.

Referências

EVANGELISTA, T. B. N.; GONÇALVES, P. R. Uso Da Tecnologia Como Uma Ferramenta Para Despertar O Interesse Por Aprender – Um Estudo De Caso Prático. Revista Tecnologias na Educação – Ano 5 - número 9 – dezembro 2013. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/ Acesso em: 5 22. Jane. 2021

GONDIN. C. M. M.; MACHADO, V. M. Uma organização praxeológica: construção coletiva de um jogo sobre os ciclos biogeoquímicos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [do] X ENPEC, 2015. P. 1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0809-1.PDF. Acesso em: 10 de mar. 2021.

KIEFER, A. P.; BATISTA, N. L. Relato de experiência sobre o uso de um jogo didático como uma ferramenta para o ensino de Geografia. In: X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia, 2020, Goiânia/GO. Anais [do] X Fórum Nacional NEPEG, 2020. p. 51-60. Disponível em: http://nepeg.com/anaisforumnepeg/anais/. Acesso em: 20 de fev. 2021.

LIMA, L. A. A.; IAROCZINSKI, A. As Tecnologias para Educação como Prática Pedagógica no Ensino da Geografia. Revista Maiêutica, Indaial, v. 3, n. 1, p. 89-106, 2015. Disponível em: asselvi.edu.br/index.php/GED_EaD/article/view/1291/449 Acesso em: 20. Jan. 2021

TEODORO, P. G. Escolha de livros didáticos de ciências no município de Santo Antônio da Platina: uma análise da abordagem dos ciclos biogeoquímicos. Monografia de Especialização, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Vieira de Araújo Neto, D., & Durans, I. de S. . (2021). A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: JOGO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 3(2). https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n2.2021.5072