O JOGO, A GAMIFICAÇÃO E O LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Janiara Almeida Pinheiro Lima Mestra em Geografia PPGEO UFPE; Professora de Geografia efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos GEOCONCEITO/UFPE; Membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação LEGEP/UFPE; Recife, Pernambuco, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5183-7693

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.5136

Palavras-chave:

Jogos, Gamificação, Lúdico, Geografia, Ensino

Resumo

O presente trabalho é referente ao uso de jogos didáticos, construídos a partir da plataforma digital Wordwall, como recurso didático nas aulas remotas de Geografia, durante o ano de 2020, correspondente ao período pandêmico, para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental – Anos finais, da Escola Municipal São Cristóvão, localizada na periferia da cidade do Recife-PE. Nesse trabalho procurou-se explorar o lúdico através dos jogos para alcançar o interesse dos estudantes pelos objetos de aprendizagem da Geografia, dispostos no currículo da Rede Municipal, por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos e da Gamificação.

Biografia do Autor

Janiara Almeida Pinheiro Lima, Mestra em Geografia PPGEO UFPE; Professora de Geografia efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos GEOCONCEITO/UFPE; Membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação LEGEP/UFPE; Recife, Pernambuco, Brasil

Mestra em Geografia – PPGEO – UFPE; Professora de Geografia efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos – GEOCONCEITO/UFPE; Membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação – LEGEP/UFPE; Recife, Pernambuco, Brasil

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Publicado

2021-07-30