A IMIGRAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Daiane Mendes Rodrigues Mestranda da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil., 2Professor da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7836-8612
  • Cleilton Sampaio de Farias Professor da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil; 3Professor do Instituto Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1783-3175

DOI:

https://doi.org/10.29327/268458.4.2-5

Palavras-chave:

Imigração; Coronavírus; Geografia da Saúde.

Resumo

O processo migratório faz parte das integrações entre países diferentes, a qual provém de políticas públicas sociais, culturais e econômicas em prol da promoção do desenvolvimento dos povos e nações. No entanto, a pandemia da COVID-19 afetou diversas áreas, dentre elas, potencialmente, os fluxos migratórios. Nesse sentido, objetivou-se compreender os impactos na imigração para o Brasil durante a Pandemia da COVID-19. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória amparada no quadro teórico do Método Dedutivo, na abordagem qualitativa, com o objetivo de explorar a temática em tela. Os resultados foram obtidos por meio do mapeamento sistemático da literatura na plataforma Google Acadêmico com os termos Coronavírus e Imigração, em artigos na língua portuguesa, no período de 2019 a 2020. A busca resultou em 1.640 artigos, selecionando os 10 mais citados. Os estudos revelam que através da aplicação de medidas preventivas de saúde pública contra a pandemia, foram realizadas contenção, mitigação e supressão entre os países para conter os indivíduos. Entretanto, houveram migrações forçadas, levando a condições de precariedade e superlotação nos locais de abrigos, falta de saneamento básico e assistência à saúde, além da ausência de distanciamento social, propiciando desafios sanitários e políticos, contexto desfavorável que não revela perspectivas de melhoras de imediato. Conclui-se que existe uma necessidade urgente para implementar políticas e intervenções públicas com enfoque nos imigrantes e refugiados, garantir acesso à saúde de maior abrangência, além de prover maior assistência social, trabalhista e financeira.

Biografia do Autor

Cleilton Sampaio de Farias, Professor da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil; 3Professor do Instituto Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil.

Professor efetivo da área de geografia do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Acre - IFAC desde 2010. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ (2018) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa - PT (2017) com bolsa PDSE da CAPES. Líder do grupo de pesquisa "Relações e Sociais e Educação - RESOE" desde 2012, onde desenvolve as linhas de pesquisa em metodologia e ensino e práticas pedagógicas e geografia da saúde. Organizador dos livros: 1) "Caminhos de pesquisa na Amazônia" (Oficina de Livros, 2011 (ISBN 856184336-6) e 2) Os institutos Federais de educação na Amazônia: caminhos, desafios e proposições (CRV, 2016, ISBN 978-85-444-0981-7). Foi diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Rio Branco - IFAC, foi diretor Geral Substituto do Campus Rio Branco - IFAC. Foi Coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Inovação - PROIN/IFAC. Foi Gestor de Políticas Públicas efetivo do Acre de 2006 a 2010. Foi coordenador de pesquisa do campus Rio Branco de 2016 a 2021. Atualmente ocupa o cargo de coordenador substituto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do campus Rio Branco - IFAC, é professor da pós-graduação lato sensu em Educação profissional, científica e tecnológica do campus Rio Branco, do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT/IFAC e do Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Acre - UFAC, foi coordenador geral do I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - I SinamEPT/2021.

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

Mendes Rodrigues, D., & Sampaio de Farias, C. (2023). A IMIGRAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 4(2). https://doi.org/10.29327/268458.4.2-5

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