A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA TRI-FRONTEIRA AMAZÔNICA -MADRE DIOS, ACRE E PANDO – MAP

Autores

  • Daiane Mendes Rodrigues Mestranda da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7836-8612
  • Silvio Simione da Silva Professor Titular do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, e do Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5348-9899
  • Cleilton Sampaio de Farias Professor da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil e Professor do Instituto Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1783-3175

DOI:

https://doi.org/10.29327/268458.5.1-2

Palavras-chave:

Produção do Espaço; Fronteira; Integração regional; Amazônia.

Resumo

Este artigo traz uma discussão a respeito da formação do espaço na tri-fronteira amazônica - Madre Dios, Acre e Pando – MAP. Para isso abordou-se alguns conceitos e características pertinente a categoria fronteira e sobretudo aspectos relevantes a despeito de tríplice fronteira e cidades gêmeas, e mais especificamente como se produziu e se reproduz o espaço correspondente a  tri-fronteira amazônica -Madre Dios, Acre e Pando – MAP sob uma ótica espacial e geográfica. Os    principais procedimentos  metodológicos deste estudo consistiram  em revisões  bibliográficas de literatura, se propondo  analisar e compreender a dinâmica espacial por trás da categoria fronteira e sobretudo, da tríplice fronteira Amazônica Sul - Ocidental (Madre de Dios, Acre e Pando -MAP), sua formação territorial e localização a partir de um contexto geográfico e por último, demonstrar as múltiplas relações existentes nesta faixa fronteiriça da Amazônia Sul Ocidental. Os resultados apontam que a produção do espaço no território fronteiriço correspondente as cidades de Madre Dios, Acre e Pando – MAP está em constante metamorfose, resultando em um espaço com múltiplas relações que se formam entre a população local e sujeitos transeuntes/viajantes, desencadeando uma nova integração entre povos e nações distintas, formado assim um espaço móvel, dinâmico e multi-articulado.

Referências

BARCELLOS, Christovam. A geografia e o contexto dos problemas de saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; ICICT; EPSJV, 2008.

BECKER, Bertha K. Significância contemporânea da fronteira: Uma interpretação geopolítica a partir da Amazônia Brasileira. In AUBERTIN, C (ed.). Fronteiras 1988. Brasília: Universidade de Brasília (UNB)/ ORSTOM, 1988.

DE JESUS MORAIS, Maria; ALVES, José; BONFANTI, Dhuliani Cristina. Dinâmicas fronteiriças: o estado do Acre como corredor da migração internacional. Ciência Geográfica. Bauru. 2020.

GOLIN, Tau. A Fronteira: governos e movimentos espontâneos na fixação dos limites do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Vol. I Porto Alegre: L&PM, 2002.

GOMES, Ana Karoline da Silva, RAMOS, Gleys Ially: A tríplice fronteira brasil-peru-bolívia: espacialidades e perspectivas no Mercosul. Anais Eletrônicos FoMerco, 2019.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

IBGE. IBGE atualiza municípios de fronteira e defrontantes com o mar devido a mudanças de limites. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31090-ibge-atualiza-municipios-de-fronteira-e-defrontantes-com-o-mar-devido-a-mudancas-de-limites. Acesso em: 05 de Julho. 2022.

LIMA, Dermeson de Sousa. A estrada do pacífico na Amazônia Sul-Ocidental e o processo de integração regional na tríplice fronteira (Brasil, Bolívia, Peru), Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

MACHADO, Lia Osório. Limites e fronteiras: da alta diplomacia aos circuitos da ilegalidade. Revista Território, 2000.

MORAIS, M. de J. Acreanidade: invenção e reinvenção da identidade acreana. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2008.

MORAIS, M. de J. et al. (Orgs). Processos de territorialização e identidades sociais. In: Fronteira e mobilidade territorial: trajetórias de famílias seringueiras na região da tríplice fronteira do Acre, BR, Pando – BOL, Madre de Diós – PE. São Carlos-SP. RiMa, 2012.

PAULA, Elder Andrade de; MORAIS, Maria de Jesus; SILVA, Silvio Simione da. Cercamento das florestas sob o Capitalismo verde: miradas desde a fronteira tri Nacional Brasil/Peru/Bolívia. Novos Cadernos NAEA, 2015.

SILVA, Silvio Simione da. Na fronteira agropecuária acreana. In: O processo de ocupação da Amazônia Sul-Ocidental. Laboratório de Estudos Urbanos, Populacionais e Agrários em Geografia – LEUPAG-DEGEO/UFAC. Rio Branco, 1999.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

Mendes Rodrigues, D., Simione da Silva, . S. ., & Sampaio de Farias, C. . (2023). A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA TRI-FRONTEIRA AMAZÔNICA -MADRE DIOS, ACRE E PANDO – MAP. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 5(1). https://doi.org/10.29327/268458.5.1-2