PERFORMANCE GEOECONÔMICA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: PENSANDO SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/268458.5.1-3Palavras-chave:
Produção do Espaço; Urbanização; Valorização; Espaço Urbano; Segregação Socioespacial.Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer uma breve reflexão acerca da produção do espaço urbano. Nisto, abordando a valorização econômica do solo, demonstraremos como os agentes produtores do espaço agem por meio da especulação imobiliária: como utilizam do meio natural para mercantilização dos espaços e, como consequência dessa valorização, a segregação socioespacial. Desse modo, buscou-se destacar alguns conceitos e abordagens referentes à temática em questão. Para essa discussão, foi adotado como metodologia a revisão de literatura, em periódicos de revistas, artigos de autores renomados no tema, discussões através da disciplina de Teoria sobre a Produção do Espaço, ofertada pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre – Ufac. Em sua conclusiva, observa-se que a produção e reprodução do espaço urbano, mediante os agentes produtores, traz consigo várias questões pertinentes, tais como a valorização do solo, a especulação imobiliária, o uso na natureza como produto de valorização urbana e, por fim, a segregação socioespacial da população com menor poder aquisitivo.
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