JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Tecnologias educacionais; Formação continuada; TIC.Resumo
A pesquisa visou identificar práticas didático-pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, especificamente jogos digitais, na formação de professores de Geografia em Araguaína- TO. O objetivo é analisar como essas tecnologias são integradas na formação docente, proporcionando oportunidades inclusivas de ensino/aprendizagem. Durante o período de pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos, a partir da leitura de autores que trabalham a temática e a partir daí com as informações coletadas em formas de resumos e resenhas, conseguir um maior arcabouço teórico, além da aplicação de questionário para levantamento de dados, para identificar como as Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC estão sendo disponibilizadas, e como são usadas pelos professores da educação básica. E, principalmente como os jogos digitais estão sendo utilizados como ferramenta didática. A partir dos resultados foi possível identificar que o uso das tecnologias educacionais não é tão presente na rotina de alguns professores, uma vez que as escolas sofrem com falta de recursos tecnológicos e de internet de qualidade. A formação continuada também é algo que é insuficiente dentro das instituições de ensino, pois é algo muito superficial voltado apenas para a teoria, que poderiam então investir na prática de oficinas e sugestões, de como inserir as tecnologias educacionais e jogos digitais no cotidiano escolar. Sendo de suma importância a inclusão de formação mais elaborada, unindo a teoria e prática. Uma vez que a partir disso, os professores podem ampliar seus conhecimentos e trazer novidades a sua prática pedagógica. Como também, podem acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da informação. E, por meio de jogos digitais, utilizados como ferramenta de prática docente possa proporcionar uma abordagem interativa e envolvente, simulando ambientes geográficos que permitam que os estudantes explorem e compreendam conceitos de forma lúdica.
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