TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Victor Régio da Silva Bento Doutor em Geografia – Propgeo/UECE, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Rio Branco, Acre. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5167-3964
  • Ludmila Silva de Lima Barros Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4654-8894

DOI:

https://doi.org/10.29327/268458.4.2-2

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Produção do espaço; Ferramentas tecnológicas.

Resumo

O trabalho apresentado busca fazer uma reflexão sobre a metodologias da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, com o apoio de ferramentas tecnológicas, as chamadas TICs e sua relação com as reformas curriculares mais recentes. Para tanto, demonstra o papel da tecnologia, na evolução do conhecimento geográfico e a importância que o instrumental técnico passa a ter no trabalho docente, os quais estão evidenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ademais, frisa as potencialidades e limitações do uso dessas tecnologias no ensino. Entende-se que a escola no seu papel social precisa buscar acompanhar essa nova realidade, para melhor atender a sua clientela, estando atenta aos níveis de desenvolvimento cognitivo de cada etapa da Educação Básica. A partir dessa análise, verificou-se que o uso de ferramentas tecnológicas no campo educacional está em crescente transformação, e que, apesar das carências de acesso à internet e dispositivos eletrônicos, estas não podem ser um impedimento para que o professor ministre conteúdos com caráter tecnológico, mesmo que recorra a ferramentas analógicas como livros, globos e mapas.

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

Bento, V. R. da S. ., & Barros, L. S. de L. . (2023). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS . UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 4(2). https://doi.org/10.29327/268458.4.2-2