TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.29327/268458.4.2-2Palavras-chave:
Ensino de Geografia; Produção do espaço; Ferramentas tecnológicas.Resumo
O trabalho apresentado busca fazer uma reflexão sobre a metodologias da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, com o apoio de ferramentas tecnológicas, as chamadas TICs e sua relação com as reformas curriculares mais recentes. Para tanto, demonstra o papel da tecnologia, na evolução do conhecimento geográfico e a importância que o instrumental técnico passa a ter no trabalho docente, os quais estão evidenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ademais, frisa as potencialidades e limitações do uso dessas tecnologias no ensino. Entende-se que a escola no seu papel social precisa buscar acompanhar essa nova realidade, para melhor atender a sua clientela, estando atenta aos níveis de desenvolvimento cognitivo de cada etapa da Educação Básica. A partir dessa análise, verificou-se que o uso de ferramentas tecnológicas no campo educacional está em crescente transformação, e que, apesar das carências de acesso à internet e dispositivos eletrônicos, estas não podem ser um impedimento para que o professor ministre conteúdos com caráter tecnológico, mesmo que recorra a ferramentas analógicas como livros, globos e mapas.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. 15ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BRAGA, Juliana. Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf com acesso em 20 de Julho de 2022.
BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na geografia escolar. 2013. Tese (Dissertação em Ensino e história das ciências da terra) - Instituto de Geociências da Unicamp. Universidade Estadual de Campinas. 2013.
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
CÂMARA, Gilberto; DRUCK, Suzana.; CARVALHO, Marília Sá; MONTEIRO, Antônio Miguel. Análise Espacial de Dados Geográficos. Brasília, EMBRAPA, 2004. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/analise/>. Acesso em 15 ago. 2022.
COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL (CGPID). Tic Kids online Brasil. Brasil conectado. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em :https://porvir.org/so-45-das-escolas-liberam-acesso-a-internet-sem-fio-aos-alunos/#:~:text=Segundo%20dados%20da%20mais%20recente,liberam%20essas%20redes%20aos%20alunos. Acesso em 31.07.2022
GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar- São Paulo: Edições SM, 2012.
OLIVEIRA, Lívia de Oliveira. Percepção do meio ambiente e Geografia: estudos humanistas do espaço, da paisagem e do lugar. MARANDOLA JR., Eduardo; CAVALCANTE, Tiago Vieira (Orgs.). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
PÉREZ GÓMES, Ángel Ignácio. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. de Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.
STÜRMER, Arthur Breno. As TICs nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 3-12, 2011.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre : Evangraf, 2014.