PROJETO AVANÇAR: PERSPECTIVA SOCIAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL POPULAR NO TERRITÓRIO DO MONTE CRISTO EM FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

  • Maria Marlene da Silva Coordenadora geral do Centro de Educação Popular, Licenciada em pedagogia https://orcid.org/0000-0001-9008-8867
  • Rafael da Silva Cezar Educador social no Centro de Educação Popular, Licenciado em Ciências biológicas, licenciando em Educação do Campo, Especialista em neuropsicopedagogia, Mestre em biologia celular e molecular aplicado à saúde e Mestrando em educação científica e tecnológica; https://orcid.org/0000-0002-5725-4808

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.5137

Palavras-chave:

Profissionalização, Educação Popular, Projeto de vida, Monte Cristo

Resumo

A educação profissional é aquela voltada para o mundo do trabalho e tem grande peso quanto a questão de projeto de vida de um sujeito, pensado dessa forma o CEDEP desenvolve o projeto avançar que visa trazer formação de forma popular para o bairro Monte Cristo na periferia de Santa Catarina, através dessas iniciativas auxiliamos na entrada do mercado de trabalho e na autonomia dos educandos participantes do projeto, auxiliando eles desde a confecção de documentos necessários, formação, indicação e fomento ao empreendedorismo, contando hoje com mais de 110 matriculados semestralmente.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Cezar, Educador social no Centro de Educação Popular, Licenciado em Ciências biológicas, licenciando em Educação do Campo, Especialista em neuropsicopedagogia, Mestre em biologia celular e molecular aplicado à saúde e Mestrando em educação científica e tecnológica;

Educador social no Centro de Educação Popular, Licenciado em Ciências biológicas, licenciando em Educação do Campo, Especialista em neuropsicopedagogia, Mestre em biologia celular e molecular aplicado à saúde e Mestrando em educação científica e tecnológica

Referências

ALVES, Juliana da Costa et al. Práticas do processo de cocriação em organizações que inovam abertamente. 2018.

BRASIL, Atlas. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil 2013. Acesso em 12/03/2021, v. 22, 2016.

CASALETTI, Solon et al. Perfil epidemiológico dos feridos por arma branca atendidos na emergência do Hospital Florianópolis. 2005.

DE MEDEIROS MORAIS, Jaciária; SOUZA, Ana Paula; COSTA, Temilson. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 111-124, 2017.

FEFFERMANN, Marisa. O jovem/adolescente “trabalhador” do tráfico de drogas. Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, p. 137, 2018.

FERREIRA SILVA, Dieici; DA SILVA, Carlos Rodrigues. Inovações tecnológicas: um estudo do processo de produção de carteira de identidade de Paranaiba-MS. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 9, n. 2, p. 2413-2431, 2018.

FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 356-392, 2017.

MELLO JÚNIOR, Sérgio Campos de et al. Perfil epidemiológico das vítimas de ferimento por arma de fogo atendidas no hospital Florianópolis. 2004.

MORAES, Gustavo Henrique; DE ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth M. As Estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica-Silêncios Entre os Números da Formação de Trabalhadores. Textos para discussão, n. 45, p. 54-54, 2019.

RELATÓRIO SINAIS VITAIS - Criança e Adolescente - Direito Deles, Transformação para Todos. disponível em: www.icomfloripa.org.br/wp-content/uploads/2017/05/ Sinais-Vitais-2016-Florianópolis-Criança-e-Adolescente-05.17.pdf

SALVI, Naiane Cristina et al. PROCESSO DE PRÉ-INCUBAÇÃO COMO FOMENTO À INOVAÇÃO: O PROGRAMA COCREATION LAB. In: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki. 2019.

TURMENA, Leandro; DE AZEVEDO, Mário Luiz Neves. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os institutos federais em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 54, p. 1067-1084, 2017

Downloads

Publicado

2021-07-30