ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Jackson Rosas Silva Mestrando da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia, Rio Branco, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8572-9006
  • Lucilene Ferreira de Almeida Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Rio Branco, Acre. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2567-9983

DOI:

https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-4

Palavras-chave:

Universidade Federal do Acre, Covid-19 e Evasão.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a desigualdade de acesso e permanência nos cursos de graduação da Universidade Federal do Acre, durante o período da pandemia da Covid-19, além de uma contextualização de como chegou o ensino superior no Brasil e, posteriormente, no estado Acre. A pesquisa também investiga o processo de democratização da educação, a partir da Constituição de 1988, que possibilitou mecanismo de inclusão para o acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo nos espaços de ensino.  Como procedimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica sobre a temática. Além disso, utilizaremos como fonte para coleta de dados, o Sistema Eletrônico de Informações (SIE) da Instituição de Ensino Superior, do qual foi possível retirar informações sobre a vida acadêmica dos alunos, enquanto método, pela abordagem, investigação e análises, a pesquisa insere-se no Materialismo Histórico e Dialético. Concluiu-se que apesar dos incentivos de permanências oferecidos aos alunos, foram observados a diminuição do número de matrículas em disciplinas ofertadas, acima de cinquenta por cento nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. 

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Silva, J. R., & Almeida, L. F. de . (2024). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 5(2). https://doi.org/10.29327/2151710.5.2-4