OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Autores

  • Aniely Araújo Porto Mestranda da Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO). https://orcid.org/0000-0002-9973-4201
  • Inara Evangelista da Silva Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC) https://orcid.org/0009-0007-4488-3633
  • Ana alice Costa de Lima Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC). https://orcid.org/0009-0002-1977-9715
  • Thiago Chaves de Araújo Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC). https://orcid.org/0009-0007-7638-0555
  • Fernanda Lima-Silva Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (CEAPG/FGV EAESP), São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4838-7075
  • Rodrigo Otávio Perea Serrano Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPGCITA/UFAC), Professor do Programa de Mestrado em Geografia da UFAC (PPGGEO/UFAC), Professor do Programa de pós-graduação Bionorte (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal) da UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7786-8305

Palavras-chave:

Oficina; Metodologias Ativas; Educação Ambiental; e Comunicação de Risco

Resumo

Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de uma oficina de educação ambiental que abordou o tema da comunicação de risco de inundações, realizada no âmbito do projeto de pesquisa “Facilitating knowledge exchange between citizens and policy makers through dialogical participatory mapping”, realizado entre fevereiro e julho de 2023. A oficina tinha por objetivo fomentar o interesse dos estudantes pelo contexto socioambiental local, bem como trabalhar temáticas relacionadas a inundações e a comunicação de risco, recorrendo a metodologias ativas como alternativa para promover a difusão de conhecimentos de forma lúdica, criativa e interdisciplinar. Ela foi desenvolvida com alunos do 6° a 9° ano do período matutino e vespertino do colégio Estadual Roberto Sanches Mubarac, em Rio Branco/AC. A metodologia foi desenvolvida com os alunos em 04 etapas: aproximação inicial (entrando em ação - parte 1), que tinha como objetivo realizar uma breve apresentação do projeto e do tema da oficina; Reflexão sobre a importância da chuva para a vida na Terra (entrando em ação - parte 2), destacando cada etapa do ciclo hidrológico; Introdução da importância da comunicação de risco  e  importância de uma comunicação clara e eficaz (entrando em ação - partes 3 e 4) e breve apresentação sobre o pluviômetro (entrando em ação - parte 5), que é o principal instrumento de monitoramento do volume de chuva, para tratar da importância do monitoramento das chuvas e do engajamento comunitário nesta atividade. A análise dos resultados da oficina indica que o uso de metodologias ativas foi fundamental para garantir o desenvolvimento adequado da atividade. A tarefa de ensinar, de promover condições para as aprendizagens, não é simples, principalmente quando aborda temas que não atraem os estudantes de imediato e que demandam habilidade e flexibilidade da equipe para melhor interação.

Referências

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Publicado

2024-08-03

Como Citar

Araújo Porto, A., Evangelista da Silva, I., Costa de Lima, A. alice ., Chaves de Araújo, T., Lima-Silva, F., & Otávio Perea Serrano, R. (2024). OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/7680