CONFLITOS POR ÁGUA: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA O ENSINO MÉDIO E O USO DA MASSA DE MODELAR NO IMAGINÁRIO DOS ALUNOS

Autores

  • Abimael Nonato de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Maria Scarlatt Serra Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Marcos Vinicius Silva Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Maria Albanize Farias Malcher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

Conflitos Hídricos, Ensino de geografia, Metodologias ativas

Resumo

Este relato descreve uma atividade pedagógica inovadora sobre conflitos hídricos desenvolvida com alunos do 2° ano do ensino médio. A intervenção combinou uma breve introdução teórica (15 minutos) com uma atividade prática na qual os estudantes, organizados em duplas, criaram maquetes de regiões com disputas por água usando massa de modelar (40 minutos). Durante a atividade, os alunos representaram elementos geográficos como rios, fronteiras e áreas de tensão, enquanto os professores atuaram como mediadores, esclarecendo dúvidas e promovendo reflexões. Os resultados demonstraram que a abordagem prática facilitou significativamente a compreensão deste tema complexo. As maquetes revelaram que os alunos conseguiram assimilar e representar adequadamente os conceitos trabalhados, relacionando fatores naturais e humanos nos conflitos hídricos. Além do aprendizado conceitual, a atividade promoveu habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e comunicação. A experiência mostrou que metodologias ativas e recursos manipulativos como a massa de modelar podem transformar o ensino de temas abstratos em aprendizagens concretas e significativas, mesmo em aulas de curta duração. A atividade se mostrou particularmente eficaz para representar relações espaciais complexas e estimular o engajamento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

RIBEIRO, Wagner Costa. Geopolítica da água. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 192 p. (Coleção Política e Contemporaneidade).

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

Nonato de Souza, A., Scarlatt Serra Duarte, M., Vinicius Silva Cardoso, M., & Albanize Farias Malcher, M. (2025). CONFLITOS POR ÁGUA: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA O ENSINO MÉDIO E O USO DA MASSA DE MODELAR NO IMAGINÁRIO DOS ALUNOS. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/8580

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.