CONFLITOS POR ÁGUA: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA O ENSINO MÉDIO E O USO DA MASSA DE MODELAR NO IMAGINÁRIO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Conflitos Hídricos, Ensino de geografia, Metodologias ativasResumo
Este relato descreve uma atividade pedagógica inovadora sobre conflitos hídricos desenvolvida com alunos do 2° ano do ensino médio. A intervenção combinou uma breve introdução teórica (15 minutos) com uma atividade prática na qual os estudantes, organizados em duplas, criaram maquetes de regiões com disputas por água usando massa de modelar (40 minutos). Durante a atividade, os alunos representaram elementos geográficos como rios, fronteiras e áreas de tensão, enquanto os professores atuaram como mediadores, esclarecendo dúvidas e promovendo reflexões. Os resultados demonstraram que a abordagem prática facilitou significativamente a compreensão deste tema complexo. As maquetes revelaram que os alunos conseguiram assimilar e representar adequadamente os conceitos trabalhados, relacionando fatores naturais e humanos nos conflitos hídricos. Além do aprendizado conceitual, a atividade promoveu habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e comunicação. A experiência mostrou que metodologias ativas e recursos manipulativos como a massa de modelar podem transformar o ensino de temas abstratos em aprendizagens concretas e significativas, mesmo em aulas de curta duração. A atividade se mostrou particularmente eficaz para representar relações espaciais complexas e estimular o engajamento dos estudantes.
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Referências
RIBEIRO, Wagner Costa. Geopolítica da água. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 192 p. (Coleção Política e Contemporaneidade).