EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM GEOGRAFIA: IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS PRESENTES NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE DA ÁREA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Karolayne Almeida de Souza Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8498-5315
  • Lucilene Ferreira de Almeida Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Rio Branco, Acre. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2567-9983

DOI:

https://doi.org/10.29327/268458.4.2-1

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Relações Étnico-Raciais, Currículo de Referência Único do Acre

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir como a Geografia pode contribuir para o desenvolvimento do ensino a respeito da diversidade racial, mais especificamente, o ensino da história e cultura dos afro-brasileiros e indígenas a partir do que é assegurado na Lei n.° 11.645/2008, traçando um paralelo com a análise do Currículo de Referência Único do Acre no componente curricular de Geografia, anos finais do ensino fundamental, com o intuito de identificar como essa temática é proposta no currículo dessa disciplina. A partir dos apontamentos feitos sobre a educação das relações étnico-raciais em Geografia é possível afirmar que a disciplina tem instrumentos necessários, de acordo com as temáticas que aborda, para a promoção, junto a outras áreas do conhecimento, da educação para as relações étnico – raciais. No Currículo de Referência Único do Acre, os objetos de conhecimento que dão margem para abordar a temática étnico-racial, encontram-se evidenciados de forma ampla. Os que estão mais específicos encontram-se no quadro organizador curricular do oitavo ano, a partir da temática sobre o continente africano. Dessa forma, entende-se que o professor de Geografia, mais atento as questões étnico-raciais e empenhado na educação que envolva desenvolver relações étnico-raciais positivas e respeitosas, trabalhará de forma aprofundada essas temáticas no ambiente da sala de aula.

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Referências

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

Souza, K. A. de ., & Ferreira de Almeida , L. . (2023). EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM GEOGRAFIA: IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS PRESENTES NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE DA ÁREA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 4(2). https://doi.org/10.29327/268458.4.2-1

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