TRABALHO DOCENTE NO CAMPO: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol2.n2.2020.4382

Palavras-chave:

Formação; identidade; Geografia; educação do campo; trabalho docente.

Resumo

Este artigo é parte de uma construção conceitual, que procurou se basear nas discussões sobre trabalho docente no campo: interfaces entre formação e identidade dos professores de Geografia. Tem como objetivo analisar a formação e a construção da identidade profissional dos professores do campo, apoiando-se em referenciais teóricos de caracterização dos modelos profissionais e como esse se relaciona com a construção da identidade do professor. Esse trabalho baseou-se na análise e aprofundamento de referenciais teóricos, bem como nas questões, que são parte do estudo dessa pesquisa sobre educação do campo. Desse modo, as discussões apresentadas são fruto de uma aproximação teórica inicial, visando elencar elementos teóricos sobre as características que compõem a identidade do professor de Geografia, com bases concretas para essa formação.

Referências

ARROYO, Miguel G. Os Movimentos Sociais e a Construção de Outros Currículos. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 47-68, jan/mar, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n55/0101-4358-er-55-00047.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2020.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. 3 ed. Brasília, MEC/SEF, 2001.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (organizadoras). Por Uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF, 2004.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos/Lana de Souza Cavalcanti. – 18ª ed. - Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola/Lana de Souza Cavalcanti. Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n.2, 1990.

FERNANDES, Bernardo Mançano. MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (organizadoras). Por Uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF, 2004.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPÓLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As Identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, 2005.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Cunha, juliana S. de S. ., & Silva, S. S. da . (2020). TRABALHO DOCENTE NO CAMPO: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 2(2), 18. https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol2.n2.2020.4382