A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES DE RIO BRANCO - AC
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Transposição Didática, Espaço GeográficoResumo
A escola é um elemento espacial que possibilita múltiplos objetos de pesquisa para a Geografia, pois estas envolvem a interação entre aspectos sociais, políticos, econômico e ambientais que ultrapassam os limites da instituição e se relacionam com sua circunvizinhança. A transposição didática é uma tarefa fundamental para aquisição do conhecimento geográfico por parte dos alunos e o entorno escolar torna-se um objeto de estudo significativo para interpretação das categorias e dos princípios do raciocínio geográfico. Mediante essas assertivas, o presente trabalho objetiva verificar a relevância da transposição didática no ensino de geografia. Como recorte espacial foram elencadas três escolas da cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre, as quais foram campo de atuação do programa residência pedagógica, durante os anos de 2022 e 2024. A metodologia amparou-se na análise das competências e habilidades da BNCC para o sexto ano do ensino fundamenta e na verificação do entorno escolar com aplicação do software Google Earth. Conclui-se que a escola e seu entorno oferecem amplas possiblidades metodológicas para o ensino de geografia, contribuindo para o entendimento dessa disciplina a partir de suas categorias e princípios.
Downloads
Referências
ACRE. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Currículo de Referência Único do Acre: Ensino Fundamental. Rio Branco, 2019.
ALMEIDA, G. P. Transposição didática: Por onde começar. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 – 47.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoirenseigné. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage, 1991.
GIROTTO, E. D. ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação, Revista Brasileira de Educação, v.5, n.9, p.71-86, 2015.
NASCIMENTO, V. H. do; OLIVEIRA, P. W. A. de. A transposição didática aplicada ao ensino de geografia e suas contribuições para a compreensão do conceito de lugar. Revista Interface, Edição n. 10, dezembro de 2015 – p. 304-314.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Universidade de valência, 2013.