A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES DE RIO BRANCO - AC

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Transposição Didática, Espaço Geográfico

Resumo

A escola é um elemento espacial que possibilita múltiplos objetos de pesquisa para a Geografia, pois estas envolvem a interação entre aspectos sociais, políticos, econômico e ambientais que ultrapassam os limites da instituição e se relacionam com sua circunvizinhança. A transposição didática é uma tarefa fundamental para aquisição do conhecimento geográfico por parte dos alunos e o entorno escolar torna-se um objeto de estudo significativo para interpretação das categorias e dos princípios do raciocínio geográfico. Mediante essas assertivas, o presente trabalho objetiva verificar a relevância da transposição didática no ensino de geografia. Como recorte espacial foram elencadas três escolas da cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre, as quais foram campo de atuação do programa residência pedagógica, durante os anos de 2022 e 2024. A metodologia amparou-se na análise das competências e habilidades da BNCC para o sexto ano do ensino fundamenta e na verificação do entorno escolar com aplicação do software Google Earth. Conclui-se que a escola e seu entorno oferecem amplas possiblidades metodológicas para o ensino de geografia, contribuindo para o entendimento dessa disciplina a partir de suas categorias e princípios. 

 

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Referências

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Publicado

2025-08-16

Como Citar

Santos de Menezes, R., & Régio da Silva Bento, V. (2025). A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES DE RIO BRANCO - AC. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/8020

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