Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A PEDAGOGIA COMO CAMPO FORMATIVO: um estudo sobre o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre

Enviado
fevereiro 12, 2024
Publicado
2024-04-30

Resumo

O estudo, de caráter bibliográfico e de análise documental, investiga as concepções de formação e a organização curricular dos Cursos de Pedagogia na Universidade Federal do Acre (UFAC), Campus Sede e Campus Floresta. O estudo revela que os cursos de Pedagogia da UFAC direcionam a formação ao pedagogo docente e secundarizam a formação do pedagogo especialista. Constata-se, ainda, que os cursos embasam a formação geral no campo dos Fundamentos da Educação em detrimento do estudo da Pedagogia como campo científico.

Referências

  1. BRASIL. Decreto-Lei n. 1.190, de 4 de abril de 1939. Organização da Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Brasília, 1939.
  2. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 251/1962. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Documenta, n. 11, 1962.
  3. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CFE – n. 252/1969, de 12 de maio de 1969. Estabelece os conteúdos e a duração do Curso de Graduação em Pedagogia. Documenta. Brasília, 1969.
  4. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
  5. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2002.
  6. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CP n. 5, de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2005.
  7. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 14 de maio de 2006, Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília, 2006.
  8. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CN/CP n. 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF, 2015.
  9. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CP n. 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília, DF, 2019.
  10. FERREIRA, Liliana Soares et al. Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.101, n. 258, p. 295-312, maio/ago. 2020.
  11. FERREIRA, Viviane Lovatti. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, p. 311-316, 2012.
  12. GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira; MOTA, Maria Renata Alonso; ANADON, Simone Barreto. A Resolução CNE/CP n° 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, jul./dez. 2020. p. 360-379.
  13. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, n. 17, p. 153-176. 2001.
  14. LIBÂNEO, José Carlos. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007.
  15. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abri. 2007.
  16. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 06-21, 2022.
  17. UFAC. Universidade Federal do Acre. Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. Rio Branco, 2009.
  18. UFAC. Universidade Federal do Acre. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Pedagogia (Reformulação). Cruzeiro do Sul, 2017.
  19. UFAC. Universidade Federal do Acre. Ufac em números. Rio Branco, 2021.