IMPACTOS DO PARFOR:

O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.

Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.

Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Referências

CAPES. Relatório de gestão Parfor. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em 11 de nov de 2019.

CAPES. Relatório do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica- (2009-2013). Disponível em: <http:/www.capes.gov.br/educação básica>. Acesso em: 25 de nov. 2019.

CARVALHO DA SILVA, Alberto. Alguns problemas do nosso ensino superior. In: Revista Estudos Avançados, v. 15, nº 42, p.269-293. São Paulo, maio/agosto, 2001. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9806/11378>. Acesso em: 21 de Jul.2020.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

ROCHA, A. V. da R.; BAMBIRRA, V. L. de M. IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 309–323, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162. Acesso em: 29 mar. 2024.

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