Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!

<b>LIBERDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE</b>

Enviado
maio 27, 2017
Publicado
2017-06-15

Resumo

 LIBERDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

 Resumo: Este trabalho fala do papel da educação no debate acerca de gênero e diversidade sexual, refletindo sobre práticas discriminatórias que excluem a escola dessa discussão. A luta por direitos igualitários vem se massificando, pois parte da sociedade lida com uma histórica tradição preconceituosa, que se baseia no fato de não estarem adequados aos moldes hegemônicos das relações e por adotarem identidades sexuais que resistem à lógica da heteronormatividade. O artigo inicia falando sobre as relações entre gênero, sexualidade e identidade, refletindo acerca da construção da personalidade e abordando as evoluções dos conceitos inerentes à discussão. Problematiza ainda a produção de políticas públicas que trabalhem a garantia dos direitos civis e políticos dos grupos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT e faz ainda um apanhado sobre o papel da escola no diálogo e na transformação social. É importante que a comunidade acadêmica desenvolva mais estudos de gênero e sexualidade para a construção de mecanismos de linguagem que possam desfazer estruturas excludentes, causadas pelo discurso conservador vigente.

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Identidade; Educação.

 

GENDER FREEDOM AND SEXUALITY: THE ROLE OF EDUCATION IN THE CONSTRUCTION OF IDENTITY

Abstract: This scientific work discusses the role of education in the debate about gender and sexual diversity, reflecting discriminatory practices that exclude the school from this discussion. The struggle for egalitarian rights is becoming more widespread, since part of the society deals with a historical prejudiced tradition, which is based on the fact that they are not adequate to the hegemonic patterns of relations and to adopt sexual identities that resist the logic of heteronormativity. The article begins by talking about the relations between gender, sexuality and identity, reflecting on the construction of the personality and approaching the evolutions of the concepts inherent in the discussion. He also questions the production of public policies that work to guarantee the civil and political rights of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual groups – LGBT, as well as the role of the school in dialogue and social transformation. It is important that the academic community develop more studies of gender and sexuality for the construction of language mechanisms that can undo exclusive structures, caused by the current conservative discourse.

Key-words: Gender; Sexuality; Identity; Education.

 

LIBERTAD DE GÉNERO Y SEXUALIDAD: EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD

 Resumen: Este trabajo habla del papel de la educación en el debate sobre género y diversidad sexual, reflexionando sobre prácticas discriminatorias que excluyen la escuela de esa discusión. La lucha por derechos igualitarios se está masificando, pues parte de la sociedad lidia con una histórica tradición preconcebida, que se basa en el hecho de no estar adecuados a los moldes hegemónicos de las relaciones y por adoptar identidades sexuales que resisten a la lógica de la heteronormatividad. El artículo comienza hablando sobre las relaciones entre género, sexualidad e identidad, reflexionando acerca de la construcción de la personalidad y abordando las evoluciones de los conceptos inherentes a la discusión. En el caso de los grupos de lesbianas, gays, bisexuales, transexuales y transexuales – LGBT e incluso hace un recuento sobre el papel de la escuela en el diálogo y la transformación social. Es importante que la comunidad académica desarrolle más estudios de género y sexualidad para la construcción de mecanismos de lenguaje que puedan deshacer estructuras excluyentes, causadas por el discurso conservador vigente.

Palabras-clave: Género; Sexualidad; Identidad; Educación.

Referências

  1. ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Revista Estudos Feministas, 2001.
  2. AMBROSETTI, Neusa Banhara. O “Eu” e o “Nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: Pedagogias das diferenças na sala de aula. São Paulo: Papirus, 1999.
  3. BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: Metodologia de Projetos, contratos didáticos e Portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.
  4. CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. Brasília, 2002.
  5. CARLOTO, Cássia Maria. O conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 3, n. 2, p. 201-213, 2001.
  6. DANILIAUSKAS, Marcelo. Relações de gênero, diversidade sexual e políticas públicas de educação: Uma análise do Programa Escola Sem Homofobia. São Paulo, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Universidade Federal de São Paulo, 2011.
  7. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade – A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
  8. GODINHO, Tatau. Construir a igualdade: combatendo a discriminação. In: Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo, 2004.
  9. GOMES, Ana Maria Rabelo. Aprender a cultura. In: LOUREIRO, Maria Helena Mourão; FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. Cultura e Educação: parceria que faz história. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  10. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
  11. HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. 9ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
  12. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: Políticas estruturas e organização. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  13. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
  14. SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no Currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula – Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
  15. SILVA, Lucélia Gomes da. A utilização de livros que têm por base o elemento maravilhoso e o processo de socialização na Educação Infantil. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Belo Horizonte: Universidade Fumec, 2011.