Mestre em Letras, Linguagem e Identidade – UFAC. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor do Curso de Música da Universidade Federal do Acre – UFAC.
LITERATURA E MÚSICA: UMA LEITURA DO ROMANCE GALVEZ IMPERADOR DO ACRE, DE MÁRCIO SOUZA
Resumo: Este artigo se propõe a analisar o papel desempenhado pela música na obra Galvez Imperador do Acre, do Márcio Souza. A proposta é observar como o autor faz a imbricação entre música e literatura, usando termos, gêneros, instrumentos musicais, danças, técnicas instrumentais, melodias, harmonias, ritmos, dentre outros aspectos. O escritor usa a música para explicar acontecimentos da obra e como recurso para realizar uma crítica social. Também entrelaça histórias encenadas em várias óperas às cenas do romance. Como referenciais bibliográficos foram usados os seguintes autores: Bakhtin, Grout e Palisca, Soerensen, entre outros.
Palavras-chaves: Literatura; Música; Galvez Imperador do Acre.
LITERATURE AND MUSIC: A READING OF ROMANCE GALVEZ EMPEROR OF ACRE, MÁRCIO SOUZA
Abstract: This article proposes to analyze the music in the book Galvez Imperador do Acre by author Márcio Souza. The purpose is observe how the author makes the interweaving between music and literature, using terms, genres and musical instruments, dances, instrumental techniques, melodies, harmonies, rhythms, among other aspects. The writer uses music to explain events of the work and as a vehicle for social criticism. It also interweaves stories staged in various operas to scenes from the novel. As a bibliographical reference, the following authors were used: Bakhtin, Grout and Palisca, Soerensen among others.
Keywords: Literature; Music; Galvez Imperador do Acre.
LITERATURA Y MÚSICA: UNA LECTURA DEL ROMANCE GALVEZ IMPERADOR DEL ACRE, DE MÁRCIO SOUZA
Resumén: Este artículo tiene como objetivo analizar el papel desempeñado por la música en el autor Gálvez Imperador do Acre, escrito por Márcio Souza. La propuesta es tener en cuenta cómo el hace solapamiento entre la música y la literatura, utilizando términos, géneros e instrumentos musicales, bailes, técnicas instrumentales, melodías, armonías ritmos, entre otras cosas. El escritor usa eventos musicales para explicar el libro y como un vehículo para hacer una crítica social. También entreteje historias llevaron a cabo varias óperas a las escenas de la novela. Como se utilizaron las referencias bibliográficas de los siguientes autores: Bakhtin, Grout y Palisca, Soerensen, entre otros.
Palabras clave: Literatura; la música; Gálvez emperador de Acre.
References
BAKHTIN, M.M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editores, 1986.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 3ªed, São Paulo: USP, 2006.
DAOU, Ana Maria. A Belle Époque amazônica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FURTADO, Dário Osvaldo Dias. O Som na Palavra, a Música na Linguagem: a Música na Literatura Cabo-verdiana. Universidade de Cabo Verde - licenciatura em letras estudos cabo-verdianos e portugueses. Praia, 2010. Disponível em:
MED, Bohumil. Teoria da música. 4º ed. Thesaurus. Brasília, 1986.
MENDES, Francielle Maria Modesto. Identidades híbridas: o lugar das personagens ficcionais em Coronel de Barranco. 98f. 2008. Dissertação. Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco. 2008.