NAS TRILHAS DA POLÍTICA DE FUNDOS PÚBLICO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

DO FUNDEF AO FUNDEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-16

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Vinculação orçamentária, Política de fundos

Resumo

Desde o final do século passado houve um salto quantitativo nas matrículas do ensino fundamental e médio. O Mecanismo de vinculação orçamentária e a política de fundos, tais como, o FUNDEF criado em 1996, e o FUNDEB criado em 2007 e tornado permanente em 2020 são exemplos de políticas que podem colaborar para isso, pois elas além de promover determinada equalização dos recursos, ainda aliam o total de recursos a serem recebidos ao número de matrículas, estimulando os sistemas de ensino, especialmente no âmbito dos municípios, a buscar novas matrículas. Este texto assume o esforço, através de uma revisão bibliográfica, de compreender os delineamentos sobre o financiamento da educação, principalmente no que concerne aos mecanismos de funcionamento das políticas de fundos públicos. 

Biografia do Autor

Leandro Vitoriano da Silva, Universidade Estadual Paulista / UNESP

Doutorando em Educação Escolar. Mestre em Educação. 

Ricardo Ribeiro, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutor e Mestre em Educação. Docente aposentado da Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

VITORIANO DA SILVA, L.; RIBEIRO, R. NAS TRILHAS DA POLÍTICA DE FUNDOS PÚBLICO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: DO FUNDEF AO FUNDEB. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 222–237, 2024. DOI: 10.29327/268346.7.17-16. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7290. Acesso em: 29 abr. 2024.