IMPACTOS DO PARFOR:

O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?

Palavras-chave: Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.

Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.

Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.

Referências

CAPES. Relatório de gestão Parfor. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em 11 de nov de 2019.

CAPES. Relatório do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica- (2009-2013). Disponível em: . Acesso em: 25 de nov. 2019.

CARVALHO DA SILVA, Alberto. Alguns problemas do nosso ensino superior. In: Revista Estudos Avançados, v. 15, nº 42, p.269-293. São Paulo, maio/agosto, 2001. Disponível em: . Acesso em: 21 de Jul.2020.

CHARLOT, B. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma (org). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

RAMOS, Adriana. O perfil dos professores do campo no estado do Acre: uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades nas condições de trabalho. 262 páginas. Tese de doutorado em educação. Universidade do Paraná. Curitiba, 2015.

PRÁ, Jussara Reis; CEGATTI, Amanda Carolina. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. In Revista Retratos da Escola, Brasília, v.10, n. 18, p. 215-228, jan./jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 de Jul.2020.

TREVISAN, Antoninho Marmo. Empresários do futuro – como os jovens vão conquistar o mundo dos negócios. 4 ed. São Paulo: Editora Infinito, 2000.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
ROCHA, A. V. DA R.; BAMBIRRA, V. L. DE M. IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?. Communitas, v. 4, n. 8, p. 309-323, 15 dez. 2020.