Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros. Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.
Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros. Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos.
Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.