O mundo que cabe em um conto

o limite vasto na ficção histórica em “Fragmento da paisagem”, de Arthur Dapieve

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-6

Palabras clave:

Ficção histórica; discurso historiográfico; narrador-autor.

Resumen

A partir do risco da palavra escrita, o artigo procura transitar entre o discurso historiográfico e o da ficção, para investigar os mecanismos de articulação que permitem a percepção mais aguda das situações recriáveis ao nervo do tempo e seus registros. A condição estética das narrativas acaba sendo o artifício necessário para que a ficção consiga alcançar um grau de representação como desafio de transcendência e representação dos fatos ditos centrais e dos acontecimentos aparentemente anódinos. O conto “Fragmento da paisagem” ajudará a ilustrar a força do narrador-criador quando lida com os próprios limites da encenação da história tendo como instrumento a organização artística do texto.

Biografía del autor/a

João Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras, Acre-Brasil

Docente pesquisador da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta. Doutorado em Letras pela Unesp. Área de atuação: Teoria da Literatura.

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Publicado

2022-07-28

Cómo citar

Carvalho, J. C. de . (2022). O mundo que cabe em um conto: o limite vasto na ficção histórica em “Fragmento da paisagem”, de Arthur Dapieve. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-6